Terça-feira, 30 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Público jovem terá testes rápidos de HIV na Redenção no domingo

Compartilhe esta notícia:

Serviço estará disponível das 16h às 20h. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem retoma os atendimentos no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, neste domingo (5), com testes de HIV ao público na faixa dos 15 aos 29 anos.

O serviço estará disponível das 16h às 20h, na rua José Bonifácio, próximo do Monumento ao Expedicionário, incluindo os dias 12 e 26 de março. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

O objetivo é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.

A ideia ainda é que o jovem diagnosticado reagente ao HIV não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação busca reduzir as taxas de casos de aids em Porto Alegre, capital brasileira e cidade com os mais altos índices de detecção nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, com taxa média de 95,20 casos por 100 mil habitantes na séria histórica de 2005 a 2015.

Nos últimos cinco anos, porém, as incidências apresentam queda, principalmente em 2015, o que pode ser observado nos números da Secretaria Municipal de Saúde, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, com 74,21 casos por 100 mil habitantes, comparativamente a 2014, quando a taxa foi de 90,9 casos por 100 mil habitantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Moro extingue punibilidade de Marisa e marca depoimento de Lula em Curitiba
Praias do Lami e Belém Novo estão liberadas para este final de semana
https://www.osul.com.br/publico-jovem-tera-testes-rapidos-de-hiv-na-redencao-no-domingo/ Público jovem terá testes rápidos de HIV na Redenção no domingo 2017-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar