Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de março de 2017
Após a derrota na tentativa de abolir o Obamacare, pode ser que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha que enfrentar outro fracasso na tentativa de cumprir suas polêmicas promessas de campanha.
Segundo o “Washington Post”, o Congresso americano pretende barrar o financiamento para o seu prometido muro na fronteira com o México. E a oposição ao projeto bilionário de Trump para frear a imigração ilegal viria, segundo uma fonte disse ao jornal, até mesmo dos republicanos, colegas de partido do presidente.
Em sua campanha, Trump apresentou a ideia de construir o muro afirmando que quem pagaria pela construção seria o governo mexicano. Depois, frente à dura resistência do país vizinho, disse que os EUA arcariam com os custos e taxariam as importações mexicanas em 20% para recompensar a despesa. No entanto, a Casa Branca fez um pedido no início do mês de US$ 33 bilhões para reforçar a segurança de fronteira. E, enquanto isso, os republicanos avaliam que o valor final do muro possa ser maior que os US$ 20 bilhões previstos por Trump. (AG)