Quarta-feira, 07 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode entrar em vigor no início de 2019

Compartilhe esta notícia:

O embaixador da UE no Brasil, o português João Cravinho. (Foto: Reprodução)

O acordo de livre comércio entre Mercosul e UE (União Europeia) pode entrar em vigor no início de 2019, disse nesta segunda-feira (24) o embaixador da UE no Brasil, o português João Cravinho.

“Vejo um calendário em que o acordo pode ser concluído neste ano, ratificado por autoridades governamentais em 2018 para entrar em vigor no início de 2019”, disse Cravinho a jornalistas às margens do I Fórum Espanha Brasil.

De acordo com o embaixador, as negociações devem ganhar os contornos finais por volta de outubro. Para Cravinho, é provável que algumas questões mais sensíveis nas negociações, como a abertura de mercados europeus para o agronegócio da América Latina, com a contrapartida de mais facilidade para produtos de serviços no mercado latino-americano, tenda a ser resolvido por autoridades de mais alto escalão, antes de o acordo ser selado.

Presente no mesmo evento, o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso disse a jornalistas que o temor de que a China se aproprie de crescentes fatias de negócios na América Latina tende a apressar as negociações de europeus e latinos.
“O acordo deve sair por uma questão de necessidade”, disse o ex-presidente.

Mais cedo nesta segunda-feira, o presidente Michel Temer disse que o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prometeu ajuda da Espanha para a finalização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

O bloco de países sul-americanos, composto por Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai, negocia um acordo comercial com o bloco de países europeus. Para entrar em vigor, porém, as duas partes precisam apresentar suas propostas. (Reuters)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Trump arrisca paralisar o governo para construir o muro na fronteira dos EUA com o México
A Polícia Federal indiciou a primeira-dama de Minas Gerais por corrupção, lavagem de dinheiro e crime eleitoral
Pode te interessar