Domingo, 18 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2017
A nova edição da revista Mais SEBRAE estreia neste mês de abril com um conteúdo de dar água na boca. O tema de capa, que foi construído a partir de histórias de empreendimentos do setor de alimentação, inspira não apenas boas ideias, mas também boas lições de como os pequenos negócios conseguem manter qualidade de gestão e resultados positivos. A reportagem, que é elaborada pela equipe da Gerência de Comunicação do SEBRAE/RS, ouviu os depoimentos de diferentes empresários e demonstra como eles estão tendo sucesso a partir de algumas ações de gestão e inovação.
De acordo com a gerente de Comunicação da instituição, Luciana Bueno Santos, o setor de alimentação estava merecendo esse destaque na produção da revista, justamente, porque reflete a realidade. “Mesmo com a instabilidade econômica, as atividades que envolvem alimentos e bebidas, seja na indústria, no varejo ou na prestação de serviços, demonstram resultados interessantes. As dicas e os ensinamentos de alguns empreendimentos que encararam os desafios e assimilaram lições de gestão mereciam ser destacadas pela Mais SEBRAE”, comenta.
O acesso à revista é irrestrito e gratuito. Ela está disponível no site www.sebrae-rs.com.br e também por aplicativo exclusivo para smartphones com tecnologias iOS e Android. Entre outros textos da nova edição, na área de indústria, a abordagem sobre o que é e como se configura a chamada quarta revolução – Indústria 4.0 – é bastante didática. Para as micro e pequenas empresas, essa nova geração produtiva, apresenta uma enorme demanda e abre oportunidades para o mercado. E o tema tecnologia não se esgota: os negócios digitais, apoiados pelo programa Startup RS, avançaram e já compõem inovações como o perfil fintechs. Confira para saber mais.
Na área econômica, uma entrevista especial aborda perspectivas para o futuro. O ping-pong é com Patrícia Palermo, a economia-chefe do Sistema Fecomércio, que foi escolhida como a “Economista do Ano de 2016” pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS). De acordo com ela, 2017 será marcado por um processo de recuperação saudável da economia brasileira: “A economágica do passado recente custou caro a todos nós”, diz.
Ainda há a cobertura de como foi a participação das micro e pequenas empresas que estavam no estande coletivo do SEBRAE/RS na Expodireto Cotrijal, em março. Juntas, venderam o equivalente a R$ 7 milhões nos cinco dias do evento. Já as Rodadas de Negócios – Internacional e Nacional – registraram mais de R$ 5 milhões em expectativa de vendas para os próximos 12 meses.