Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2017

Eugenio Arsenovicz
O cérebro se desenvolve por meio da maturação e do desenvolvimento de regiões e funções. Os estímulos ambientais são cruciais na interação da neurobiologia e genética para a aprendizagem e equilíbrio da criança e do adolescente. Como isso ajuda a aprender a aprender? Como deve ser a relação entre escola e educação visando a conscientização e a apropriação dos conhecimentos da neurociência educacional e da psicologia cognitiva para melhor atender os desafios educacionais do século XXI? Estes são os temas da segunda rodada do Painel de Educação, promovido pelo Sistema Etapa em Porto Alegre.
Dra. Adriana Foz falará sobre as etapas do cérebro que aprende. Adriana é educadora formada e pós-graduada em Psicologia da Educação na FEUSP, especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientiae) e Neuropsicologia (CDN-Unifesp). Coordenadora do Projeto Cuca Legal – Programa de Prevenção em Saúde Mental nas Escolas (Psiquiatria/ Unifesp), ministra cursos e palestras por todo o Brasil. Aos 32 anos, sofreu um AVC e precisou reaprender a ler, escrever e falar.
Eugênio Arsenovicz tratará de estratégicas metacognitivas para aprender a aprender. Graduado em História pela USP e Pós-graduado em Gestão Educacional pela PUC-SP, Eugênio coordena a assessoria Técnica-Pedagógica do Sistema Etapa onde, desde 2006 apoia escolas na implantação do material, orientação para estudos, vestibulares e carreiras.
O evento acontece entre 8h30 e12h, na sede do SINEPE-RS (Av. Praia de Belas, 1212 – sala 1201)