Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2017
A Polícia Federal apreendeu, na segunda-feira (8), obras de arte e até uma camisa do Santos autografada por Pelé, ao cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Suzana Neves, ex-mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) –preso na Operação Calicute, em novembro do ano passado.
As autoridades apuram se Suzana participou de esquema de cobrança de propina e lavagem de dinheiro chefiado pelo ex-marido, com atuação específica no sentido de mascarar as vantagens ilícitas supostamente obtidas por Cabral no período em que ele esteve à frente do Executivo fluminense.
As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, no âmbito da força-tarefa da Operação Lava-Jato no Rio.
Em janeiro deste ano, ela depôs de forma coercitiva à Polícia Federal e afirmou desconhecer a origem dos lucros de Cabral. Já a defesa do ex-governador tem informado que ele só vai se manifestar em Juízo. De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), que conduz a investigação, os bens apreendidos pela PF estavam em propriedades situadas nas cidades de Araras (RJ) e de São João del-Rei (MG). Os procuradores suspeitam que os imóveis eram usados para guardar as obras de arte e outros itens de grande valor.
No inquérito, há uma informação de que, em janeiro e fevereiro passados, houve descarregamento de um “contêiner de quadros” na residência localizada em São João del-Rei. Entre as obras de arte, destaca-se um dos quadros da série “O Beijo”, do artista plástico Rubens Gerchman (1942-2008), um dos principais expoentes vanguardistas na história da arte brasileira. Outro item é uma camisa do Santos Futebol Clube autografada por ninguém menos do que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O valor total das apreensões ainda não foi estimado.