Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-presidente do BNDES que liberou bilhões de reais para a Friboi é convocado para depor

Compartilhe esta notícia:

Luciano Coutinho é investigado na Operação Bullish. (Foto: AE)

A Justiça Federal em Brasília determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas dos irmãos Joesley e e Wesley Batista, donos da JBS, que detém as marcas Friboi e Seara. A medida faz parte da Operação Bullish, que apura supostos ilícitos em aportes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no grupo empresarial. Também é alvo da medida o ex-presidente do banco Luciano Coutinho.

Ao menos 21 pessoas estão na mira da operação. Além dos mandados de busca e apreensão, também foram determinadas conduções coercitivas de envolvidos. A Justiça negou pedido de prisão contra os fundadores do grupo JBS, sob o argumento de que poderá “abalar ainda mais a já afetada imagem” da empresa e de que, por ora, ela não seria necessária. Mas ordenou, alternativamente, a apreensão dos passaportes de investigados.

O BNDES fez aportes superiores a 8 bilhões de reais na holding dos irmãos Batista, a partir de 2007, para a sua expansão. Parte dos recursos foi injetada pelo BNDESPar, braço do banco para a aquisição de empresas, por meio da subscrição de ações da JBS.

A investigação da Polícia Federal e do MPF (Ministério Público Federal) indica que houve desistência da compra da Nacional Beef, sem a devolução dos recursos empregados. Também aponta a compra de ações do grupo por preços mais altos que os praticados no mercado, o que teria resultado num prejuízo de  30 milhões de reais. Houve ainda, segundo os investigadores, dispensa de garantias necessárias aos negócios e aprovação de investimentos em prazo exíguo para a análise das operações.

A 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, considerou que há indícios de irregularidades graves.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A ameaça de retirada do glifosato do mercado preocupa os produtores de soja. O herbicida é o mais usado no Brasil
“Se o deputado não apoia o governo, também não vai participar do governo”, diz Michel Temer
https://www.osul.com.br/ex-presidente-bndes-que-liberou-bilhoes-de-reais-para-friboi-e-convocado-para-depor/ Ex-presidente do BNDES que liberou bilhões de reais para a Friboi é convocado para depor 2017-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar