Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de maio de 2017
As romarias a Pé, de Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, e Motorizada, da 57ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, que ocorreram neste final de semana, de sexta (26) a domingo (28), respectivamente, contaram com grandes demonstrações de fé e devoção.
Milhares de pagadores de promessas fizeram o percurso de 7km, da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, muitos deles, apesar da chuva e do frio, caminharam de pés descalços. Velas gigantes e muitas flores foram oferecidas a Santa Milagrosa.
Desde às 6h da manhã, grupos de pessoas chegavam ao Santuário, muitos que caminharam desde as suas cidades de origem como Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.
A Cavalgada da Fé, no último dia 7, e a Procissão Luminosa, dia 25, também fizeram parte da programação do evento. Neste domingo (28), a Romaria Motorizada contou com cerca de 11 mil de automóveis particulares, caminhões e frotas de empresas, que buscaram a proteção de Nossa Senhora através da bênção em frente ao pórtico do Santuário.
Em função da chuva que caiu na chegada da romaria, a grande maioria dos automóveis, após a bênção desistiram de ficar no evento. A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que abriu o cortejo da Romaria de hoje foi conduzida em um caminhão dirigido por Eduardo Brocker da Rosa, o Dadinho, que esperava por esta oportunidade há 5 anos. Dadinho é devoto de Maria de Caravaggio e todos os caminhões de sua transportadora contam com uma imagem da Santa.
Segundo a organização, cerca de 14 mil pessoas passaram pelo Santuário de Caravaggio de Canela nos 5 dias de programação. Tradicionalmente na chegada da romarias, as Missas são celebradas ao ar livre, em frente ao Monumento da Prece.
Neste ano, em função da chuva, as missas das romaria a Pé e dos Jovens ocorreram na cripta da Igreja em construção, reforçando a necessidade do Santuário contar com uma Igreja que comporte os participantes das romarias e o público dos eventos religiosos que ocorrem no local durante todo o ano. Neste domingo parecia que a chuva daria uma trégua e um altar foi montado em frente ao Monumento da Prece, onde ocorreu a Missa Campal, infelizmente com chuva, diminuindo consideravelmente o número de devotos.
O Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel presidiu as Missas das romaria a Pé e dos Jovens e o pároco Padre Varnei Hinterholz esteve presente durante todo o evento. Os vigários de Canela e padres de diversas paróquias da Diocese de Novo Hamburgo também marcaram presença no evento.

Milhares de pagadores de promessas fizeram o percurso de 7km. (Foto: Diego Santos/Estrategiacom)