Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2017
Pelo menos sete pessoas mortas, 48 feridas e três terroristas abatidos pela polícia britânica. Esse é o saldo dos ataques terroristas no Centro de Londres (Inglaterra) na noite de sábado (4). Os autores dos atentados começaram a ação com um atropelamento em massa na London Bridge, um dos principais cartões-postais da cidade, e seguiram atacando pedestres com facas no Borough Market, um mercado próximo à ponte.
Segundo comunicado oficial da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, a primeira ocorrência envolvendo os terroristas foi registrada por volta das 21h (horário local, 18h em Brasília). Os autores do ataque atropelaram com uma van os pedestres que passavam pela ponte londrina. Relatos de testemunhas apontam que o veículo usado pelos terroristas avançou contra as pessoas na calçada a mais de 80 km/h.
Depois, os homens desceram da van, sacaram facas e passaram a atacar as pessoas que estavam em bares e restaurantes nas proximidades do mercado. Um dos terroristas gritou “isto é por Alá” enquanto desferia os golpes, conforme testemunhas.
A resposta dos agentes da polícia aos ataques foi rápida: as forças de segurança chegaram no Borough Market oito minutos depois e logo passaram a enfrentar os assassinos. Os três terroristas foram mortos a tiros.
Inicialmente, a polícia citou um terceiro incidente em Vauxhall, um distrito no sudoeste de Londres, onde uma pessoa também foi esfaqueada. Mais tarde, as autoridades disseram que o episódio tratava-se de um crime comum sem relação com os ataques na ponte e no mercado.