Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2017
Um grupo de hackers criou um site falso do Banco do Brasil para roubar dados dos consumidores, mas o golpe deu errado. Isto porque o endereço eletrônico, que pedia o preenchimento dos dados bancários dos correntistas e até o IMEI (número de identificação) do celular, tinha um erro de português no final da página. O golpe é enviado por SMS e pode até convencer os desatentos de sua autenticidade, já que o site é muito parecido com o endereço verdadeiro do Banco do Brasil. No rodapé, porém, há a seguinte mensagem com erro de português, ao lado do ícone de telefone: “Ligue para nóis”.
Em nota, o Banco do Brasil informa que não liga ou envia mensagens com links pedindo senhas dos clientes. O banco também orienta a não informar senhas ou números de cartões em ligações ou links recebidos de páginas supostamente pertencentes à instituição. Casos semelhantes de tentativas maliciosas de roubo de dados podem ser reportados por e-mail (abuse@bb.com.br).
“O BB envia SMS exclusivamente pelo 4004-0001 e jamais solicita senhas. O Banco também disponibiliza aos clientes orientações sobre comportamento seguro que estão disponíveis na sua página http://www.bbseguranca.com.br, e também nas fanpages do Banco do Brasil nas Redes Sociais – Facebook, Youtube e Instagram. Ao tomar conhecimento das mensagens, o Banco denuncia os sites que são utilizados com a finalidade criminosa, para que sejam bloqueados e o conteúdo retirado do ar”, informou o banco, em nota.
Algumas dicas podem ajudar você a não cair em golpes do gênero. A primeira delas é não clicar em links suspeitos ou que fazem promessas “milagrosas”. Procure confirmar a autenticidade de uma página antes de incluir qualquer tipo de informação.
A tecnologia proporciona ferramentas que se tornam perigosas na mão de criminosos, e a quantidade de golpes cresce a cada dia. Por isso, a prevenção é a melhor solução, segundo especialistas da área.
A recomendação é de que pessoa desconfie sempre de links enviados por estranhos – e algumas vezes também por conhecidos – via WhatsApp, SMS, e-mail ou qualquer outra forma de comunicação.
Normalmente, quando o banco necessita comunicar qualquer tipo de procedimento ao cliente o gerente entra em contato diretamente com o cliente e não solicita nenhuma informação que possa ser usada para aplicação de golpes.
Os bancos afirmam que não costumam enviar esses tipos de mensagem e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ressalta que os clientes jamais devem revelar a senha a terceiros e nunca informar dados pessoais e senhas em sites que não sejam os do banco. O mesmo cuidado deve ser adotado até mesmo no terminal de autoatendimento, para não desbloquear dispositivos que não sejam realmente seus. Na dúvida, entre em contato por um canal oficial.