Domingo, 09 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Operação investiga fraudes em licitações para a compra de uvas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

A investigação apurou indícios de fraude em licitações para compra de matéria-prima e de sobrepreço na aquisição de uvas. (Foto: Divulgação)

A PF (Polícia Federal), o Ministério Público Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (02), a Operação Liber Pater, que investiga desvios de recursos públicos com prejuízo à Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Cerca de 40 policiais federais e seis servidores da CGU cumprem nove mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria. A investigação apurou indícios de fraude em licitações para a compra de matéria-prima e sobrepreço na aquisição de uvas, com indicativo de que alguns fornecedores sejam vinculados a dois servidores da Embrapa Uva e Vinho.

Cinco obras de engenharia executadas também são apontadas pela CGU como superfaturadas, com prejuízos que ultrapassam R$ 700 mil. Além da apuração no âmbito criminal, o Ministério Público Federal conduz inquérito civil para a investigação de eventual cometimento de atos de improbidade administrativa por parte dos empregados públicos envolvidos.

Os crimes investigados são fraude à licitação, formação de quadrilha, peculato e falsidade ideológica. Liber Pater – o nome da operação – é o deus romano da viticultura, cultuado antes mesmo do deus Baco, ligado ao vinho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pesquisa revela que oito em cada dez brasileiros afirmam ser religiosos
Turistas do Brasil estão entre os que mais gastam com hotel no exterior
Pode te interessar