Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de agosto de 2017
“O Sescon-RS é um sindicato patronal cuja influência pode ser mensurada num dado emblemático: trata-se de uma instituição que representa mais de 20 mil empresas no Rio Grande do Sul”. A manifestação foi feita na tarde de ontem (15) pelo deputado Tiago Simon (PMDB) durante a realização de Grande Expediente – consequência de proposição de sua autoria -, comemorativo aos 30 anos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do RS, comemorados em junho último.
Simon enfatizou a relevância da entidade que reitera a valorização da gestão pública eficaz, a racionalização dos impostos, o fortalecimento da representatividade, a liberdade individual e coletiva na relação de emprego, e o combate à informalidade, além da luta pela longevidade das empresas.
– O Sescon-RS se caracteriza pela defesa intransigente de suas principais bandeiras, com base na ética, no comprometimento com os resultados, na participação coletiva, no compromisso social e no foco no associado e na inovação, acrescentou o deputado.
O parlamentar destacou o programa Gestão Pública Eficaz que, através de parceria com a PUC-RS, realiza pesquisa de dados para análise de informações a respeito da real aplicação dos recursos arrecadados por prefeituras, Estado e União. Já o Observatório Social de Porto Alegre é órgão criado que realiza um “pente-fino” nas mais de 34 mil licitações que o município de Porto Alegre realiza anualmente. Nos três anos de funcionamento o Observatório permitiu a economia de R$ 15 milhões aos cofres públicos da Capital.
Tiago Simon afirmou, ainda que o Sescon prepara jovens para o trabalho, através do programa Sescon Universitário, que promove ações conjuntas com diversas universidades, aproximando o mercado dos estudantes. “Hoje, no Parlamento gaúcho, saudamos uma entidade comprometida na promoção de iniciativas que valorizam o desenvolvimento do Estado, do Brasil e o trabalho, o associativismo, o comprometimento social e a economia responsável”, o deputado Simon.
Participaram da solenidade desta tarde o Presidente do Sescon/RS, Diogo Chamun; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Mário Elmir Berti; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Antônio Carlos de Castro Palácios; o representante da Fecomércio-RS, Márcio Aguilar, entre outras autoridades.