Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Mexeram com quem não deveriam”, diz Lula. Defesa pede acesso a “prova secreta”

Compartilhe esta notícia:

Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (21) que os procuradores e delegados que o investigam estão mexendo com “um político que não roubou e não tem medo deles”. Ao discursar num evento promovido pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, para discutir o programa de governo do partido para a eleição de 2018, Lula afirmou que se “sente estimulado” a defender a sua honra e que os investigadores “mexeram com quem não deveriam mexer.”

“Não é porque estou acima de qualquer coisa. É porque eu não fiz o que eles dizem que eu fiz. Se ele estão acostumados a mexer com político que roubou, que fez corrupção, que enriqueceu e está com o rabo no meio das pernas, eles estão mexendo com um político que não roubou, que não tem medo deles e que a única coisa que tem é a sua honra para defender”, afirmou.

O ex-presidente ainda chamou de “excrescência da excrescência da excrescência”, a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) transformada em ação nesta semana contra ele na Operação Zelotes por causa da aprovação, durante seu governo, de uma MP (medida provisória) que beneficia o setor automobilístico.

Além do ex-presidente, o seu ex-chefe de gabinete na Presidência, Gilberto Carvalho, também é réu no processo.

“Dizer que o coitadinho do Gilberto pegou R$ 6 milhões. Gilbertinho, você não me contou o que você fez”, afirmou Lula, de forma irônica, para Gilberto, que estava presente ao evento.

O petista fez provocação também aos procuradores da Lava-Jato ao dizer que o Ministério Público “em vez de ficar ganhando as ricas diárias lá em Curitiba”, deveria visitar as cidades brasileiras para ver se os prefeitos estão comprando 30% de alimentos da merenda escolar de produtores rurais locais, como determina uma lei editada em seu governo.

“Finalmente o PT acordou para o processo de criminalização que estão tentando fazer. Aquela história de criar um Power Point para dizer que o PT foi criado para ser uma organização criminosa, e que quando nós ganhamos nós montamos um governo para roubar o Brasil é a maior desfaçatez, mentira que alguém poderia fazer.”

Lula acrescentou que o partido precisa “reagir” e cobrou da legenda a formação de um novo quadro de dirigentes:

“O PT está precisando não apenas de novos programas, mas de novo dirigentes, gente com a cabeça do século 21.”

Prova secreta

Os advogados de defesa do ex-presidente Lula protocolaram, nesta quinta-feira (21), um pedido de habeas corpus no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Na solicitação, a defesa pede que seja suspenso, liminarmente, o processo do imóvel do Instituto Lula na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, enquanto não tiver acesso ao que chama de “prova secreta”, os documentos do sistema interno da Odebrecht.

A ação em questão trata da acusação contra Lula de receber propina da Odebrecht por meio de dois imóveis: um terreno em São Paulo, que seria usado para a instalação do Instituto Lula, e um apartamento vizinho à residência do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Esta foi a segunda vez que Lula virou réu no âmbito dos julgamentos da Operação Lava-Jato. A propina seria fruto de negociações de oito contratos da Petrobras com a empreiteira.

Após o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, no último dia 13, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou que não haveria prova contra o ex-presidente, e que o petista não participou de qualquer ato ilícito que pudesse beneficiá-lo. “Não existe essa base da acusação”, afirmou ele.

A “prova secreta” consiste em um documento apresentado no dia 23 de março pelo Ministério Publico Federal à 13ª Vara. Por determinação expressa do juízo, não pode ser acessada pela defesa de Lula. O documento está sendo utilizado pelos procuradores para a elaboração de relatórios e será submetido a uma perícia.

“Tivemos que apresentar quesitos para essa perícia sem conhecer o material”, afirma o grupo de advogados, via nota. Um pedido já havia sido pedido na Justiça de Curitiba, porém negado, e os advogados tentam na segunda instância.

O documento foi fornecido dentro do acordo de leniência dos executivos da empreiteira Odebrecht. Seriam cópias dos sistemas MyWebDay e Drousys, utilizados pelo Setor de Operações Estruturadas da empresa, para contabilização de pagamento de vantagens indevidas e para comunicação interna. O texto do habeas corpus cita que há a “necessidade de seu conhecimento para o exercício da ampla defesa.”

Segundo os advogados, a situação viola a “garantia constitucional do direito de defesa e a isonomia das partes no processo (paridade de armas)”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Neto tira foto com cara de deboche ao lado do avô que faleceu
50 escoteiras passam a noite nos jardins da Casa Branca acampando junto a Obama e Michelle
https://www.osul.com.br/mexeram-com-quem-nao-deveriam-diz-lula-defesa-pede-acesso-a-prova-secreta/ “Mexeram com quem não deveriam”, diz Lula. Defesa pede acesso a “prova secreta” 2017-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar