Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Fibromialgia: a doença da cantora Lady Gaga causa dores insuportáveis no corpo

Compartilhe esta notícia:

Lady Gaga cancelou a sua apresentação no Rock in Rio por causa da fibromialgia. (Foto: Reprodução)

A cantora norte-americana Lady Gaga, 31 anos, cancelou a sua apresentação no Rock in Rio, por causa de uma fibromialgia, doença crônica que causa muitas dores pelo corpo e uma sequência de sintomas. Na maioria dos casos, ela está atrelada a um estado de depressão.

É uma doença crônica, com períodos de instabilidade, que deixa o paciente sem poder fazer muitas atividades no seu cotidiano. Ele vai precisar de um tratamento com psicólogo e com terapeuta”, afirma Alexandra Raffaini, médica anestesiologista com área de atuação em dor pela Associação Médica Brasileira.

Segundo os médicos, uma forte crise de fibromialgia realmente limita as ações da paciente. “Os sintomas são todos que você possa imaginar, incluindo muita dor”, diz Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas. “Está sempre acompanhado por fadiga, a pessoa começa o dia muito cansada.”

Na fibromialgia, o cérebro potencializa os estímulos da dor. “A dor que qualquer pessoa sente é multiplicada por dez para quem tem fibromialgia”, diz Rached.

Nos anos 1990, um estudo apontava os pontos predeterminados para as dores da fibromialgia. Em 2003, um novo estudo norte-americano passou a dar mais importância aos demais sintomas. “Passou-se a valorizar os sintomas que aparecem junto com a dor, como o cansaço, a alteração de memória, o intestino irritável”, diz Alexandra Raffaini.

Pelo fato de atacar os neurotransmissores, os médicos adotam o uso de antidepressivos para controlar a doença. “A fibromialgia não é diferente de uma doença crônica, que se arrasta por muito tempo. Tem tratamento, difícil, depende muito do médico e muito mais do paciente”, diz Rached.

9 em cada 10 pacientes são mulheres

A fibromialgia atinge cerca de 2,5% da população mundial, segundo os médicos. Não existe uma explicação científica, mas 90% dos pacientes afetados pela doença são mulheres, na faixa dos 30 aos 50 anos. Porém, existem casos de pessoas mais jovens com a doença.

Hoje, infelizmente, a gente vê crianças e adolescentes sofrendo com fibromialgia”, diz Rached.

Causas e tratamento

O surgimento da doença está atrelado à genética e a situações de estresse crônico. “Há um padrão hereditário, mas não existe um gene identificado para a fibromialgia”, reconhece Marcelo Cruz, reumatologista e coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Doenças graves, traumas emocionais ou físicos e até mudanças hormonais podem desencadear os sintomas, que começam com uma dor localizada que progride e é difundida para todo o corpo.

A enfermidade não tem cura, mas diante de certas providências é possível conviver com a doença. Entre elas, a prática frequente de trabalhos aeróbicos. “Atividade física, principalmente aeróbica, tem efeito sobre o padrão de dor e melhora a fadiga. Existem trabalhos que mostram que até o tai chi chuan pode ajudar a amenizar os sintomas da fibromialgia”, ressalta o médico.

As pessoas que sofrem de fibromialgia têm um limiar de dor rebaixado. Estímulos que normalmente não causam dor em outras pessoas, como um carinho, podem ser dolorosos para o fibromiálgico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Saiba o que é bitcoin e como ele funciona
Os dez filmes mais pirateados da semana
https://www.osul.com.br/fibromialgia-a-doenca-da-cantora-lady-gaga-causa-dores-insuportaveis-no-corpo/ Fibromialgia: a doença da cantora Lady Gaga causa dores insuportáveis no corpo 2017-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar