Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2015
Pesquisadores do CDMF (Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais), da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, desenvolveram uma garrafa plástica que aumenta em oito dias o prazo de validade do leite fresco pasteurizado. O projeto foi realizado em uma parceria entre a CDMF e a Nanox Tecnologia, surgida por meio da interação entre professores e ex-alunos das duas universidades.
A tecnologia foi aplicada em uma empresa agropecuária, que comercializa leite em 45 cidades do Estado de São Paulo. O estudo envolveu a utilização de micropartículas à base de prata, com propriedades bactericida, antimicrobiana e autoesterilizante no plástico das garrafas.
As micropartículas são misturadas na forma de pó durante o molde das garrafas plásticas e não apresentam o risco de se desprenderem da embalagem e entrarem em contato com o leite. Para testar a eficácia do material foram realizados testes durante um ano, tanto pela agroindústria fabricante do leite como pela empresa e laboratórios terceirizados.