Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Sem recurso, o Conselho de Ética mantém o arquivamento de pedido de cassação de Aécio Neves

Compartilhe esta notícia:

O senador também se diz vítima de uma "ardilosa armação". (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Conselho de Ética do Senado informou no início da madrugada deste sábado (28) não ter recebido recurso contra a decisão do presidente, João Alberto Souza (PMDB-MA), que arquivou a representação do PT contra Aécio Neves (PSDB-MG). O prazo para recurso terminou nesta sexta-feira (27).

Com base nas delações de executivos da J&F, que controla a JBS, o partido havia pedido ao conselho a abertura de um processo que poderia resultar na cassação de Aécio. Mas, segundo a assessoria de João Alberto, o presidente do conselho decidiu pelo arquivamento da representação após consultar a Advocacia Geral do Senado.

As regras do conselho preveem a possibilidade de recurso contra decisões do presidente, desde que o recurso seja apresentado em até dois dias úteis e seja assinado por, no mínimo, cinco integrantes do conselho. A liderança do PT na Casa chegou a preparar o recurso e a buscar as assinaturas, mas não conseguiu o número suficiente.

Entenda o caso

No último dia 28 de setembro, o PT protocolou no conselho um pedido de abertura de procedimento disciplinar que poderia levar à cassação do mandato de Aécio por quebra de decoro parlamentar.

Esse pedido foi baseado nas gravações entre Aécio e o empresário Joesley Batista, dono da JBS. Em um dos áudios, Aécio pede R$ 2 milhões. A PGR (Procuradoria Geral da República), que denunciou Aécio pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça, afirma que o dinheiro é de propina. O senador afirma, por sua vez, que o montante serviria para ele pagar advogados que o defendem na Lava-Jato. Ele também se diz vítima de uma “ardilosa armação”.

Parecer da advocacia do Senado

A decisão de João Alberto Souza foi tomada na última terça-feira (24), com base em um parecer da Advocacia do Senado, que recomendou o arquivamento do pedido.
Este parecer afirma que a conduta ética de Aécio Neves já foi julgada de forma definitiva no conselho e não há, portanto, fato novo no pedido.

Neste trecho, a advocacia se refere a uma outra representação contra Aécio, apresentada em maio pelo PSOL e pela Rede. A representação, assim como a do PT, foi arquivada pelo presidente, João Alberto Souza e posteriormente mantida pelo plenário do conselho.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Boate Kiss: até o final do ano, juiz Ulysses Louzada terá dedicação exclusiva aos processos relacionados à tragédia
Novo viaduto na BR-116, em Guaíba, foi liberado ao tráfego nessa quarta-feira
https://www.osul.com.br/sem-recurso-o-conselho-de-etica-mantem-o-arquivamento-de-pedido-de-cassacao-de-aecio-neves/ Sem recurso, o Conselho de Ética mantém o arquivamento de pedido de cassação de Aécio Neves 2017-10-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar