Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-superintendente da Polícia Federal que atuou com Sérgio Moro na Operação Lava-Jato foi nomeado para o governo de transição

Compartilhe esta notícia:

Rosalvo foi superintendente da PF no Paraná de 2013 a 2017. (Foto: Reprodução de TV)

O ex-superintendente da PF (Polícia Federal) no Paraná, delegado Rosalvo Franco, foi nomeado para o cargo especial de transição governamental a fim de auxiliar o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro. Rosalvo foi superintendente da PF no Paraná de 2013 a 2017, quando se aposentou.

Na segunda-feira (19), Rosalvo participou das primeiras reuniões com Moro e almoçou com ele no Centro Cultural Banco do Brasil, onde funciona o governo de transição. No período que comandou a PF em Curitiba, Rosalvo atuou em momentos decisivos da Lava-Jato, desde o início até fases delicadas, como a busca e apreensão na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Daí a proximidade com Moro, a partir do trabalho conjunto na operação.

Outro nome de confiança de Moro também foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (20). É o de Flavia Maceno, que assessorou Moro durante toda a Lava-Jato. Ela foi diretora de secretaria na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.

Moro está definindo nomes-chave para sua equipe no Ministério da Justiça e em órgãos vinculados, como a Polícia Federal. Ele disse que o nome do novo diretor-geral da PF pode ser decidido nesta semana. O mais cotado é Mauricio Valeixo, hoje superintendente da PF em Curitiba.

Valeixo é muito próximo de Moro, já foi o número três na hierarquia da Polícia Federal na gestão de Leandro Daiello, tem trânsito com as equipes de investigação da Lava-Jato que atuam em Curitiba e em Brasília. Outro nome cotado para o cargo é o de Érika Marena. A delegada é uma aposta dos colegas , tem proximidade com Moro e atuou no início da Lava-Jato.

Na segunda-feira, ela almoçou com o futuro ministro. A definição deve sair até sexta. Moro também estuda nomes-chave para o ministério para ocupar cargos como o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Marena também é cotada para assumir um posto na estrutura do Ministério da Justiça. Um dos possíveis cargos é o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional – posto estratégico responsável pela recuperação de dinheiro desviado para o exterior e por cooperações com outros países para desvendar remessas ilegais. O caso do ex-deputado Eduardo Cunha (a cooperação internacional com a Suíça) passou pelo departamento.

Exoneração

A exoneração do juiz federal Sérgio Moro foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira. Ele deixou o cargo que exercia na 13ª Vara Federal de Curitiba para compor o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro como ministro da Justiça e Segurança Pública.

O presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, recebeu e assinou o ato de exoneração do juiz federal na última sexta-feira (16). Com a saída, Moro deixou também a operação Lava-Jato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro anunciou que manterá ministro de Temer na Controladoria-Geral da União
Sérgio Moro assume a área da Justiça e Segurança na equipe de transição do governo Bolsonaro
https://www.osul.com.br/ex-superintendente-da-policia-federal-que-atuou-com-sergio-moro-na-operacao-lava-jato-foi-nomeado-para-o-governo-de-transicao/ Ex-superintendente da Polícia Federal que atuou com Sérgio Moro na Operação Lava-Jato foi nomeado para o governo de transição 2018-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar