Sábado, 20 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Facebook pode incluir o recurso de filtrar as palavras selecionadas em comentários

Compartilhe esta notícia:

Rede social estaria programando possibilidade do usuário silenciar termos. (Foto: Reprodução)

Interações em redes sociais podem conter palavras e frases que não gostaríamos de ler, principalmente no Facebook, quando há chances de surgirem ofensas pessoais. Por isso o Facebook pode incluir o recurso de filtrar as palavras selecionadas em comentários.

Se a descoberta da pesquisadora Jane Manchun Wong estiver correta, em breve a rede social de Mark Zuckerberg vai permitir que usuários silenciem alguns termos.

Wong é uma desenvolvedora que ganhou fama por descobrir novos recursos em desenvolvimento em serviços do Facebook. Ela percebeu a função, que permite selecionar palavras específicas ou sequências de palavras, frases ou até mesmo determinados emojis para que eles deixem de aparecer para o usuário.

Uma captura de tela postada no Twitter de Wong mostra a opção de moderação de comentários com o recurso “banir estas palavras”.

“Adicione palavras, frases ou emojis que você não quer que apareçam nos comentários na sua timeline. As pessoas que postam esses comentários e seus amigos ainda poderão vê-los”, explica o Facebook na captura de tela.

O Facebook já conta com filtro de spam, mas este novo recurso pode facilitar o bloqueio de discurso de ódio e assédio que possam surgir nos comentários. O Twitter e o Instagram já contam com a opção de silenciamento manual de palavras-chaves definidas em postagens e comentários.

O usuário que publicar algum comentário na sua timeline utilizando alguma das palavras bloqueadas terá o alcance de sua publicação consideravelmente restrito. Desta forma, se alguém postar algo filtrado, apenas ele e seus amigos verão a publicação; quem bloqueou e seus contatos não verão nada. A tática tem como objetivo evitar que o agressor tente evitar a moderação, achando que seu comentário foi enviado com sucesso.

Por enquanto, o recurso é limitado a comentários na própria timeline, então a ferramenta deverá ter utilidade reduzida na plataforma. Idealmente, o Facebook adotaria um filtro manual de conteúdo para o feed de notícias, o que poderia tornar a ferramenta mais personalizável e livre de incômodos, como fez o Twitter. Não quer ler spoilers sobre Game of Thrones? Não quer saber do BBB? Não quer saber das últimas notícias de política? Bastaria apenas adicionar termos relacionados nos filtrosFac

A rede social ainda não se pronunciou sobre o possível recurso.

Visibilidade e recurso deixar de seguir

Depois de tantos anos usando o Facebook, é natural que você tenha feito uma série de modificações no seu feed: bloqueios, sonecas, deixar de seguir ou marcar para ver primeiro. É comum também aquela sensação de não ver mais posts de um determinado amigo e culpar o algoritmo. Ou algum desavisado bloqueado achar que “você sumiu”.

Mas, o que acontece quando você deixa de seguir ou prioriza os posts de alguém? Isso interfere na forma como a outra pessoa pessoa vai interagir com os seus posts?

A resposta é não — porque o Facebook não é espelho. Além de não avisar ao seu contato a medida que você tomou (deixou de seguir), a plataforma também não reproduz do outro lado a mesma ação. Com apenas uma única exceção, veja a seguir.

As ações não são espelhadas. Cada pessoa pode configurar o Facebook da forma como desejar e isso só impacta o próprio perfil/página.

Sendo assim, você deixa de seguir mas continua sendo visto por essa pessoa. Você põe em soneca mas seu perfil não vai compartilhar do “sono” no feed alheio e não é porque você marcou para ver primeiro que terá prioridade na timeline de terceiros. A única exceção, porém, é o bloqueio. Essa ação é recíproca, ninguém mais vê post de ninguém.

Quando você seleciona uma pessoa para “ver primeiro”, os posts dela aparecem no topo do seu feed. Os seus continuam entrando na fila, caso a pessoa não faça o mesmo.

É possível selecionar até 30 pessoas ou páginas para “ver primeiro”. Elas não vão aparecer ordenadas (por exemplo, sua primeira seleção não é exibida primeiro).

A opção “ver primeiro” é diferente da “melhores amigos”. Quando você seleciona para “ver primeiro”, você não receberá notificações de posts dela. Quando você seleciona uma pessoa como melhor amigo, você recebe notificações das publicações dela.

Ao seguir um perfil, você poderá ver atualizações dessa pessoa no feed. Se você for amigo de alguém, já estará seguindo essa pessoa automaticamente. E quando você envia uma solicitação de amizade a uma pessoa que permite que todos a sigam, passa a seguir automaticamente os posts públicos mesmo que ela não tenha adicionado você.

Você pode ver quem está seguindo em “Amigos”, abaixo da sua foto da capa, depois passando o mouse sobre “Mais”. Na seção “Amigos”, role para baixo para selecionar “Seguindo”. Se a seção Seguindo não aparecer, você ainda não está seguindo ninguém.

Para deixar de seguir temporariamente, você pode usar o modo Soneca (dura 30 dias).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Dono da JBS/Friboi, Joesley Batista pediu revogação na Justiça da proibição para sair do País
Bolsonaro escolhe o gaúcho Osmar Terra para o Ministério da Cidadania que vai abrigar as funções hoje desempenhadas pelos ministérios de Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura
https://www.osul.com.br/o-facebook-pode-incluir-o-recurso-de-filtrar-as-palavras-selecionadas-em-comentarios/ O Facebook pode incluir o recurso de filtrar as palavras selecionadas em comentários 2018-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar