Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de janeiro de 2019
Minutos antes de deixar sua casa na Granja do Torto para a posse presidencial, o presidente eleito Jair Bolsonaro usou o Twitter para deixar uma mensagem a seus eleitores e pedir que continuem a a apoiá-lo durante seu governo.
“Pretendemos, sim, mudar o destino do nosso Brasil, mas para tanto precisamos continuar tendo seu imprescindível apoio”, afirmou. “Cidadãos brasileiros, até daqui a pouco na nossa posse. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, finalizou ele.
Sessenta e cinco dias após ter sido eleito, Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República em uma cerimônia marcada para o início da tarde desta terça-feira (1º), com atos no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty.
Acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente eleito deixou a Granja do Torto, por volta das 14h10min, seguindo para a Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde se encontrou com o vice-presidente Hamilton Mourão. O carro oficial parou próximo da rampa da Casa pouco antes das 15h.
Logo na chegada ao Congresso, Bolsonaro foi recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira, pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli.
Dez chefes de Estado e de governo participam da posse de Bolsonaro
Dez chefes de Estado e de governo vieram para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º). Também estão confirmados três vice-presidentes, 12 chanceleres, 18 enviados especiais e três diretores de organismos internacionais. A maioria é representantes da América do Sul.
A presença do presidente do Peru, Martín Vizcarra, estava confirmada. Ele chegou a vir para Brasília, mas teve que retornar a seu país na manhã desta terça-feira.
Os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Hungria, Viktor Orbán, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa figuraram entre os presentes.
Da América do Sul, os presidentes Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), e Evo Morales (Bolívia) também participaram da cerimônia de posse presidencial.
Também vieram os presidentes de Honduras, Juan Orlando Hernández, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além do primeiro-ministro do Marrocos, Saadeddine Othmani.
Os governos da China e Rússia enviaram representantes.Ji Bingxuan, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês), representa a China, enquanto da Rússia foi enviado o presidente da Duma (Câmara dos Deputados) Vyacheslav Volodin.
A recepção para os convidados estrangeiros acontece, como já é tradicional, no Palácio Itamaraty.