Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump se diz preparado para a paralisação do seu governo durar mais de um ano

Compartilhe esta notícia:

Foram 720 dias marcados por polêmicas e polarização. (Foto: Reprodução)

O presidente americano Donald Trump adotou um tom desafiador e disse que está “preparado” para que a paralisação orçamentária se estenda por mais de um ano, após uma reunião com os líderes democratas do Congresso para tentar alcançar um acordo.

Trump confirmou declarações feitas pelo líder da bancada democrata no Senado, Chuck Schumer. Ele havia dito que, segundo o presidente, o “shutdown” poderia durar muito tempo – meses e talvez anos.

“Sim, eu disse isso”, respondeu Trump. “Não acho que vai acontecer, mas estou preparado.”

Após a posse do novo Congresso na quinta-feira, os Estados Unidos entraram em um novo ciclo eleitoral, no qual republicanos continuam dominando o Senado, mas os democratas retomaram a Câmara dos Representantes, com Nancy Pelosi como principal porta-voz da oposição.

No centro da disputa está a exigência do presidente de construir um muro na fronteira com o México, com custo de mais de US$ 5 bilhões, ao qual os democratas se opõem.

As negociações sobre o “shutdown” do governo – um elemento de pressão importante na política americana – também são uma batalha pela comunicação, enquanto os dois partidos trocam acusações sobre a responsabilidade pela paralisação. Cerca de 800 mil funcionários públicos estão de licença sem vencimentos.

Construção do muro

Com a paralisação parcial da máquina pública americana chegando ao 14º dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a construção de um muro na fronteira com o México. O tema é o principal motivo de discórdia entre democratas e republicanos quanto ao orçamento do governo e provocou o chamado ‘shutdown’ desde o dia 22 de dezembro do ano passado.

“Estamos trabalhando duro na fronteira, mas precisamos de um MURO! Em 2018, 7 mil toneladas de narcóticos foram apreendidas, 17 mil pessoas presas e 6 mil membros de gangues, incluindo o MS-13, detidos. Um grande problema de tráfico humano”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Desde muito antes da votação do orçamento no Congresso, o presidente americano vem fazendo pressão pela inclusão de uma verba bilionária para a construção do muro, promessa de sua campanha eleitoral em 2016. Ele exige que sejam alocados US$ 5,6 bilhões para a obra.

Os democratas, no entanto, não acreditam na eficácia de um muro no combate ao tráfico e à imigração ilegal e se recusam a incluí-lo no orçamento. Diante desse impasse, o governo americano está parcialmente fechado há duas semanas, afetando nove dos 15 departamentos de nível de gabinete e dezenas de agências, incluindo os departamentos de Segurança Nacional, Transporte, Interior, Agricultura, Estado e Justiça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A partir de abril, a companhia aérea Azul suspenderá os voos de Porto Alegre para duas cidades argentinas
Clínica americana muda regras de segurança após uma paciente em coma há 14 anos dar à luz
https://www.osul.com.br/donald-trump-se-diz-preparado-para-a-paralisacao-do-seu-governo-durar-mais-de-um-ano/ Donald Trump se diz preparado para a paralisação do seu governo durar mais de um ano 2019-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar