Sábado, 21 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Festival Internacional Sesc de Música encerra, marcado mais uma vez pelo sucesso de público e programação

Compartilhe esta notícia:

O tradicional concerto de encerramento, regido pelo maestro Evandro Matté, apresentou a Orquestra Acadêmica, formada por alunos, e também contou com a participação do grupo Voice In e do violinista Yang Liu. (Fotos: divulgação SESC)

A noite desta sexta-feira (25/01), em Pelotas, marcou a despedida da 9ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que movimentou a cidade durante 12 dias desde 14 de janeiro. O tradicional concerto de encerramento, regido pelo maestro Evandro Matté, apresentou a Orquestra Acadêmica, formada por alunos, e também contou com a participação do grupo Voice In e do violinista Yang Liu. A apresentação final contou com cerca de 5 mil pessoas no Largo do Mercado Público. Ao todo, ao longo da edição, o Festival atraiu cerca de 25 mil pessoas nos 60 espetáculos apresentados. O encerramento também foi marcado pela confirmação da próxima edição, anunciada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn: “Será um prazer reuni-los novamente em torno da música no próximo ano. Que venha 2020 e com ele o 10º Festival Internacional Sesc de Música”, declarou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que prestigiou a ocasião, demonstrou entusiasmo com o anúncio. “Neste momento, é importante ressaltar quem faz um bom investimento em cultura no país e aqui no nosso Estado. Devemos reforçar que o Sesc/RS faz um excelente investimento em cultura, como é o caso deste Festival”, afirmou. Leite também falou sobre a importância do evento para a economia: “Considero que cultura é de suma importância a um povo, não só pelo lazer cultural, mas pelo impacto econômico e social. Por meio da cultura, acessamos a nova forma de economia, a economia criativa, alcançamos outros mercados, crescemos”.

Em sua fala inicial, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também enfatizou a satisfação em abrigar o Festival e o impacto do evento na região. “O Festival é uma alegria para Pelotas. Além do ganho cultural, a nossa economia se beneficia com esse giro em um momento em que a cidade perde muito movimento”, comenta. O espetáculo de encerramento também foi prestigiado por autoridades como o secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; o diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões; o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva; secretários estaduais; prefeitos municipais, e outras autoridades.

O 9º Festival Internacional Sesc de Música movimentou Pelotas durante duas semanas. Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, trouxe à cidade professores de 14 nacionalidades e proporcionou 60 espetáculos gratuitos. Também reuniu 380 alunos que participaram de 22 cursos, entre instrumentos, canto, choro e composição e apresentações.

Além de ocupar espaços como o Theatro Guarany e o Conservatório de Música, a nona edição se destacou pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas e até Zona Rural. Outra novidade também foi a implementação do Curso de Choro, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. No ano anterior, o gênero estava inserido na modalidade de oficina com menor duração. Nesta edição, somaram à programação grupos convidados como a Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra São Pedro, grupo Quinta Essentia, Yangos, Orquestra Unisinos e o quinteto de cantores Voice In.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Pesquisa da Merck mapeia curiosidade dentro do ambiente de trabalho
Marinha abre 1000 vagas para concurso de nível Médio
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar