Quinta-feira, 15 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo de Pernambuco disse que não vai cumprir o pedido do Ministério da Educação sobre o hino nacional

Compartilhe esta notícia:

Ministro encaminhou ao Planalto uma lista com pelo menos quatro nomes a serem removidos da pasta, entre eles, o presidente do Inep. (Foto: Luis Fortes/Ministério da Educação)

Após o MEC (Ministério da Educação) encaminhar e-mail a escolas do País em que pede para que alunos, professores e funcionários sejam colocados em fila para cantar o hino nacional, o Governo de Pernambuco comunicou que a solicitação não será cumprida no Estado. “Informamos a todos que esta medida proposta pelo MEC não terá aplicabilidade nas escolas da rede pública estadual”, informou a Secretaria de Educação e Esporte pernambucana em nota oficial.

O governo estadual diz que foi surpreendido pelo comunicado do MEC. “Nosso entendimento é que esta ação do MEC fere a autonomia da gestão em nossas escolas e, especialmente, a dos entes da federação”, diz o documento. A nota diz ainda que não é necessário estimular disputas na educação. “O que o Brasil precisa é que a União, os estados e municípios priorizem um verdadeiro pacto na busca pela aprendizagem das crianças e jovens brasileiros”.

A mensagem, assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, também pede que o momento em que as crianças estejam cantando o hino seja filmado e enviado ao novo governo. “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”, diz o texto.

A carta, enviada por e-mail a diretores de escolas públicas e particulares do país, gerou reação de educadores. No ​e-mail, Vélez Rodríguez pede que a mensagem seja lida antes da execução do hino – o que faria com que diretores citassem também o slogan de campanha de Bolsonaro. O pedido foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmado pelo ministério em seguida.

Em nota, o ministério informa que a carta traz um pedido de “cumprimento voluntário” para o primeiro dia do ano letivo, o qual “faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

“Para os diretores que desejarem atender voluntariamente o pedido do ministro, a mensagem também solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino”, informa a pasta, em nota. O material deveria ser enviado para os setores de comunicação do MEC e da Presidência com “nome da escola, número de alunos, de professores e de funcionários”. ​

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Previsão de chuva causa cancelamento de serviços do Dmae na Zona Sul de Porto Alegre
Livro digital gratuito apresenta 15 alimentos regionais do Brasil
Pode te interessar