Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de março de 2019
Operação para melhoria da estrutura e otimização de recursos públicos selecionou unidades de pronto atendimento (UPAs) do bairro Bom Jesus e Lomba do Pinheiro começa na próxima semana deste mês. O projeto, estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Porto Alegre, pretende oferecer um melhor atendimento à população. O governo federal liberou um incentivo para a operação das obras, de acordo com a Portaria GM/MS nº 10 de 03/01/2017.
Com a reforma, será disponibilizado exames como ecografia nas salas de emergência, além de suporte de diagnóstico em salas de observação, junto com o aumento da cartela de exames laboratoriais, ampliando a assistência prestada aos usuários. As duas estruturas beneficiadas contam, atualmente, com 199 profissionais, que poderão ser remanejados para demais pontos da rede de urgência e emergência, a fim de suprir o déficit nos hospitais de Pronto Socorro e Materno-Infantil da Presidente Vargas, e do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.
Ao todo, em Porto Alegre existem três pronto atendimentos, geridos pela Secretaria Municipal de Saúde, além de outra unidade de pronto atendimento do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Os serviços funcionam 24 horas por dia.
*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas