Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2015
Um dia após o vice-presidente da República Michel Temer fazer apelo ao Congresso Nacional para que o País supere a crise política, a presidenta Dilma Rousseff convocou ao Palácio da Alvorada ao menos quatro ministros do PT para pedir a eles que apoiem o peemedebista na condução da articulação política do governo pra evitar deixar o vice sobrecarregado.
O encontro não constou da agenda oficial de Dilma. A reunião entre a presidenta e os ministros – entre eles Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa), Edinho Silva (Comunicação Social) e José Eduardo Cardozo (Justiça) – serviu para definir uma estratégia para enfrentar a crise política.
“Na reunião, a presidenta fez muitos elogios ao papel do Temer na questão da governabilidade, reconheceu o empenho do ministro [da Aviação] Padilha e o que ela disse para os ministros do PT é que ou eles se envolvem cotidianamente na condução da governabilidade ou então, de fato, vai ficar muito difícil só o vice-presidente ficar com esta atribuição. Ele é o coordenador da articulação política, mas de tem de ter o nosso suporte para isso”, disse uma fonte.
Na quarta-feira, Temer afirmou que a situação do Brasil é “grave” e fez um apelo para que “todos se dediquem a resolver os problemas do País”. Segundo o assessor, a avaliação da presidenta é que Temer está “sobrecarregado”. Sob a condição de anonimato, ele disse também que o que Dilma quer é “envolvimento conjunto” do governo pelo que ele chamou de “governabilidade”. (AG)