Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O governo gaúcho joga todas as fichas na votação, hoje, da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com a necessidade de plebiscito para privatizar as empresas estatais CEEE, CRM e Sulgás. O processo legislativo prevê que a PEC seja votada em dois turnos pelo plenário, sempre com 2/3 dos votos – 33 votos para ser aprovada. O governo tem maioria folgada para aprovar a PEC. Após, o passo seguinte será a votação de um projeto de lei para cada estatal, onde será necessária apenas maioria simples de 28 votos.
PDT e PSOL juntos
As bancadas do PDT e do PSOL tentam juntas uma medida judicial hoje, tentando barrar a votação da PEC pelo legislativo.
Terra anuncia novo teto da Lei Rouanet
O ministro da Cidadania, o gaúcho Osmar Terra, confirma a redução de 98% do valor máximo autorizado por projeto beneficiado com a Lei Rouanet. Com isso, cai de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão o patrocínio por projeto. Terra publica as novas regras da Lei Rouanet na próxima quarta-feira, no Diário Oficial da União.
Expediente no Judiciário
A informação é do Tribunal de Justiça: nesta semana, entre os dias 23, 24, 25 e 26, as Varas Cíveis e de Família das Comarcas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Estância Velha, Esteio, Garibaldi, Nova Prata, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul e Veranópolis estarão realizando expediente exclusivamente interno, com a suspensão dos prazos processuais. Nestes dias,será implantado o sistema eproc nestas comarcas.
E os exames antidroga nos aplicativos?
É de estarrecer a informação de que a prefeitura da capital gaúcha, descobriu um esquema de falsificação de laudos dos exames toxicológicos de taxistas. Foram confirmadas suspeitas de adulterações em 101 laudos, 1,6% dos 6175 entregues até o momento. O que preocupa é o fato de que o exame toxicológico para identificar consumo de álcool ou drogas não é exigido para os motoristas de aplicativos.
Mourão ironiza Olavo de Carvalho
Após as críticas aos governos militares, feitas pelo filósofo Olavo de Carvalho, o vice-presidente Hamilton Mourão deu uma resposta objetiva: “Eu acho que ele deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Ele pode continuar a prever as coisas, que ele é bom nisso”, disse Mourão.
Raquel Dodge conseguiu ensinar ao presidente do STF
Depois de uma reunião com a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, deu sinais de que finalmente aprendeu mais um pouco sobre Direito Constitucional. Toffoli, após o encontro, afirmou que a Corte não “usurpará” a competência do Ministério Público no inquérito que apura ofensas a ministros do tribunal.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.