Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde 90% dos brasileiros têm medo de envelhecer

Compartilhe esta notícia:

Levantamento mostrou que os cuidados com a saúde passam a ser adotados de forma mais intensa após os 51 anos. (Foto: Reprodução)

Não ter saúde, apresentar limitações físicas e problemas de memória, solidão e preocupações financeiras estão entre os principais receios do brasileiro em relação à velhice, segundo pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, que constatou que 90% da população tem medo de envelhecer.

As complicações de saúde aparecem no topo das respostas dos 989 entrevistados: foram 77%, seguidos de 72% que afirmaram temer as limitações físicas. Os percentuais mais altos aparecem nos grupos mais jovens entre 18 e 35 anos.
Apesar disso, o levantamento mostrou que os cuidados com a saúde passam a ser adotados de forma mais intensa após a faixa dos 51 anos: 58% têm uma alimentação saudável e 41% praticam atividades físicas. Entre as pessoas de 18 a 25 anos, são 39% e 31%, respectivamente. Para 77% dos voluntários, é nessa faixa etária que as pessoas devem começar a se preocupar com a alimentação.

“Nunca é tarde para começar, mas se a pessoa inserir hábitos saudáveis desde jovem, ganha lá na frente. Talvez os jovens não tenham se conscientizado dessa importância”, afirma a gerontologista Andrea Prates.

Hábitos mais saudáveis.

Há cerca de 15 anos, o professor aposentado Nilson Octaviani, 68, é praticante de escalada e começou a ter hábitos mais saudáveis.  “Quando era jovem, praticava esportes, mas deixei de lado por causa da minha atividade profissional. Estava caminhando para a obesidade, com risco de diabete e colesterol alto quando médicos me recomendaram uma vida mais saudável.” Octaviani ressalta que isso mudou sua vida. “Estou bem melhor do que antes apesar da idade, que é implacável. Sei que vou ser derrotado pelo tempo, mas vou vender caro a minha derrota”, afirma. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Homens vaidosos, mas com vergonha de comprar nas lojas, alimentam sites de beleza masculina
Memória fraca pode ser uma consequência da enxaqueca
https://www.osul.com.br/90-dos-brasileiros-tem-medo-de-envelhecer/ 90% dos brasileiros têm medo de envelhecer 2015-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar