Quarta-feira, 07 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2019
Na véspera do Dia do Trabalhador, os moradores de Venâncio Aires, no Centro do Rio Grande do Sul se depararam com uma notícia desanimadora. Adão José Espindola, de 61 anos, vivia no município em situação de vulnerabilidade, em uma moradia sem as mínimas condições de habitabilidade, vítima de trabalho escravo. O idoso trabalhava como parceiro agrícola na produção de fumo. Auditores fiscais do trabalho do Ministério da Economia chegaram a ele após uma denúncia anônima feita ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O resgate ocorreu na última quinta-feira.
Conforme informações, ele trabalhava há 15 anos no local sem possuir qualquer recurso financeiro e sem ter outro local para residir ou familiar para auxiliá-lo. O único irmão do idoso não possui condições de abrigá-lo. Ele estava desnutrido, morava em uma peça de chão batido, junto ao galpão de secagem de fumo. Adão foi retirado do local, com o apoio do Ministério Público Estadual, e levado para uma clínica de idosos em Cruzeiro do Sul.
Em abordagem, o proprietário da fazenda alegou que o homem estaria naquela situação porque queria. Na próxima semana ele participará de uma audiência em Santa Cruz do Sul para esclarecer o caso.
Os comentários estão desativados.