Quinta-feira, 01 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2019
A Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS) e outras entidades sindicais realizam hoje, no Dia do Trabalho, um ato unificado para denunciar os altos índices de desemprego no Brasil e protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro, que está em tramitando na Câmara de Deputados. O movimento ocorre entre todas as centrais sindicais do país, e, no estado, outros atos alusivos ao dia 1° de maio também ocorrem em Caxias do Sul, Bagé, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Butiá.
Em Porto Alegre, a mobilização começa às 14h, na Rótula das Cuias, no bairro Cidade Baixa. A manifestação contará com a participação de um carro de som. Às 15h, os manifestantes sairão em passeata pela Orla do Guaíba, onde haverá a coleta de assinaturas para adesão ao abaixo-assinado das centrais contra a reforma. Por volta das 16h, a concentração deve ocorrer na rótula próxima à Usina do Gasômetro. No próximo dia 15, as entidades que representam os trabalhadores devem realizar outra mobilização em defesa da Educação e da Previdência. Está sendo programada uma greve geral para o dia 14 de junho, quando a reforma estará em avanço no Congresso, que será anunciada no ato de hoje.
A queda de arrecadação dos sindicatos pós-reforma da Previdência deve impactar na organização dos eventos, já que entidades estão sem dinheiro, o que prejudica a produção de material informativo. A estimativa é de que a arrecadação de alguns grupos enfrentam queda que pode chegar a 90%. Na capital, o reflexo financeiro deve ser menor, mas a manifestação de Caxias do Sul, que costuma ser um dos maiores atos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), precisou ter os custos cortados pela metade.
Os comentários estão desativados.