Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2019
Porto Alegre registrou a abertura de 1.668 novas empresas em abril de 2019, segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O resultado representa um crescimento de 27,1% em relação ao total de empresas abertas em abril do ano passado, quando a SMDE verificou a emissão de 1.312 alvarás empresariais pela Sala do Empreendedor. Na comparação com março deste ano, o aumento foi de 21,6%.
O levantamento da SMDE indica, ainda, que a maioria (48,1%) dos negócios abertos em abril de 2019 se concentra em dez bairros de Porto Alegre. Nesse período, o destaque foi o Centro Histórico, onde 154 novas empresas se estabeleceram. Quanto aos segmentos mais procurados pelos empreendedores, serviços, com ênfase em atividades de alimentação fora do lar, além de serviços médicos e atividades administrativas/jurídicas foram os destaques.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, os números indicam a um processo consistente de retomada do empreendedorismo na capital. “Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, Porto Alegre já abriu mais empresas do que em todo o acumulado do ano de 2017″, apontou. Ao todo, nos primeiros quatro meses de 2019, foram abertas 6.335 empresas na capital gaúcha, crescimento de 63,8% em relação ao mesmo período de 2018.
Na visão de Cidade, essa evolução se deve a dois fatores principais. “Um deles é a retomada da atividade econômica em si, o que favorece a criação de novas empresas. O outro é a modernização do processo de obtenção de alvarás em Porto Alegre, por meio da Sala do Empreendedor, o que encoraja os empreendedores e agiliza a abertura de novos negócios”, observou.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul