Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2019
De acordo com informações divulgadas no Diário Oficial do Município, duas novas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram aprovadas para implementarem três restaurantes populares em Porto Alegre. Com o nome de Prato Alegre, os locais servirão, de segunda a sexta-feira, um total de 400 refeições ao dia, de forma gratuita. O projeto busca resgatar a dignidade da população mais vulnerável da cidade. Os espaços devem começar a funcionar em setembro.
Além dos alimentos, os frequentadores dos locais terão direito a serviços de saúde, educação e cultura, além de oficinas de capacitação para o mercado de trabalho. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, detalha os próximos passos: “Pretendemos assinar o contrato de gestão ainda neste mês, pois as vencedoras têm 30 dias para iniciar as atividades após essa ação”.
As OSCs aprovadas são a Associação Brith Shalom e a Associação Social Aliança do Rio Grande do Sul (ASA-RS), contemplando três regiões da Capital – Centro Histórico, Glória/Cruzeiro/Cristal e Nordeste/Eixo Baltazar/ Norte/Noroeste. A região Leste/Lomba do Pinheiro/Partenon não apresentou interessados. Um novo Chamamento Público será realizado, buscando atender os pontos não atingidos no edital.
Ginásio Tesourinha
No dia 9 de maio de 2019, o Restaurante Popular foi fechado e o Ginásio Tesourinha foi oferecido pela prefeitura, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra, como alternativa temporária. Desde lá, estão sendo servidos almoços gratuitos no local para a população em situação de rua cadastrada pela equipe de Assistência Social. As refeições seguirão sendo oferecidas até a abertura dos novos restaurantes.