Terça-feira, 22 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2019
O embaixador mexicano na Argentina, Ricardo Valero Recio, renunciou por motivos de saúde, conforme relatado pelo Ministério das Relações Exteriores do México. Valero havia sido acusado de roubar um livro em uma livraria em 26 de outubro e agora seguirá sob “tratamento neurológico”, segundo o chanceler mexicano Marcelo Ebrard.
Valero recebeu ordem de voltar ao México em 8 de dezembro, após viralizar um vídeo em que ele teria sido visto roubando uma biografia do escritor italiano Giacomo Casanova na livraria El Ateneo Gran Splendid, uma das mais emblemáticas de Buenos Aires, na Argentina.
“Se for comprovado que o roubo é verdadeiro, ele será imediatamente removido do cargo”, havia afirmado o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado à época. Segundo a denúncia, o evento ocorreu um dia antes das eleições presidenciais da Argentina e o manteve retido pela polícia por horas.
A atitude ilegal estaria associada a uma síndrome frontal que acomete o diplomata após ter retirado um tumor cerebral, segundo uma carta médica do hospital mexicano Médica Sur divulgada pelo governo mexicano.
O secretário de relações exteriores do México, Marcelo Ebrard, utilizou suas redes sociais para informar que o embaixador, a quem chamou de grande pessoa, está em tratamento neurológico.
Câmeras de segurança
No vídeo das câmeras de segurança do estabelecimento, divulgado pela mídia local, é possível ver como o diplomata — que foi nomeado como embaixador na Argentina em abril deste ano — chega à livraria, pega um livro em uma estante, depois esconde-o entre as páginas de um jornal.
Em outras cenas, é possível ver o diplomata mostrando notas fiscais aos seguranças. No entanto, nenhuma das faturas têm o artigo furtado: um livro de menos de dez dólares.
Após o incidente da livraria, Valero foi novamente acusado de outro roubo, desta vez em um estabelecimento do aeroporto de Ezeiza, o maior de Buenos Aires.
Valero, de 76 anos, é um diplomata de carreira mexicana, que já foi embaixador no Chile de 2001 a 2004 e foi ratificado em abril de 2019 como responsável pela embaixada do país na Argentina. Formado na Faculdade do México, onde possui mestrado, Valero lecionou na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), onde é pesquisador em tempo integral no instituto de pesquisa jurídica.