Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de janeiro de 2020
Na manhã dessa quarta-feira, a Polícia Civil gaúcha, por meio da DCCOR (Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, deflagrou a operação “Greed”. O foco da investigação são crimes de estelionato e lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa da Região Metropolitana que oferecia a empresários a prospecção de linhas de crédito no Brasil e no Exterior.
De acordo com o delegado Marcus Viafore, o esquema cobrava honorários e custos para a obtenção de empréstimos, tendo como alvo pessoas jurídicas interessadas em expandir os seus negócios. O dinheiro, no entanto, acabava não chegando às vítimas. Em alguns casos, o prejuízo chegou a mais de 3 milhões de reais. “Os autores do crime ‘branqueavam’ o capital por meio de contas bancárias de familiares, empresas de locação de automóveis e empresas de fachada, incluindo clínicas estéticas”, detalhou.
Durante a ação foram presas quatro pessoas e apreendidos quatro veículos de alto valor, além de documentos, joias e outros artigos de luxo. Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Santo Ângelo, nas casas e escritórios dos investigados e empresas de fachada ou suspeitas de envolvimento.
Também foram indisponibilizados imóveis pertencentes aos investigados, assim como impostas a eles determinadas restrições de transferência de dinheiro, bloqueios de contas bancárias e proibição de se ausentarem do País. “Em avaliação preliminar, estão sendo constritos aproximadamente 5 milhões de reais em patrimônio do grupo”, acrescentou Viafore.
Tráfico de drogas
Já em Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre), a 1ª DIN (Divisão de Investigação ao Narcotráfico), ligada ao Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico), “estourou” na madrugada dessa quarta-feira um depósito de drogas no centro da cidade. De acordo com o delegado Thiago Bennemann, uma equipe de policiais identificou um veículo suspeito dentro de um estacionamento comercial.
“Após horas de vigilância no local, foram feitas buscas no interior do automóvel, onde agentes localizaram 55 tijolos de maconha, além de documentos”, explicou o titular da unidade. As investigações iniciaram na semana passada, após o recebimento de informações sobre o uso do local para ocultação de produtos ilegais, com o objetivo de abastecer pontos de venda na Região Metropolitana. O suspeito de ser o proprietário da droga foi identificado e as investigações prosseguem para apurar outros possíveis envolvidos.
(Marcello Campos)