Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O WhatsApp chega a dois bilhões de usuários em todo o mundo, cerca de um terço da população do planeta

Compartilhe esta notícia:

Fundada em 2009, rede social demorou quase quatro anos para conquistar seu segundo bilhão de contas ativas. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Em comunicado em seu blog, a empresa divulgou a marca ao mesmo tempo em que reafirmou sua preocupação com criptografia e privacidade de seus usuários. O WhatsApp é o segundo produto do Facebook a atingir a marca – a rede social foi o primeiro, em 2017.

Fundado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, o WhatsApp demorou sete anos para conseguir conquistar seu primeiro bilhão de usuários. A marca foi alcançada em fevereiro de 2016. Dois anos depois, no primeiro semestre de 2018, a companhia chegou ao contingente de 1,5 bilhão de pessoas. Agora, está presente nos smartphones de mais de um quarto da população mundial.

Comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 19 bilhões, a empresa hoje é comandada por Will Cathcart, executivo de carreira da rede social. Koum e Acton deixaram a empresa nos últimos anos, após discussões com o comando do Facebook pela direção que o WhatsApp deveria seguir – defensores da privacidade, os dois acreditavam que o app não deveria abrir espaço para anunciantes. Acton se voltou tanto para a defesa do assunto que, em meio ao escândalo da Cambridge Analytica, chegou a sugerir que as pessoas deveriam deletar suas contas na rede social de Mark Zuckerberg.

Hoje, o WhatsApp fatura algum dinheiro com um serviço especial para empresas, o WhatsApp Business. Também há um sistema de pagamentos disponível na Índia e que deve se expandir para outros países em breve, incluindo o Brasil, como antecipou Mark Zuckerberg há algumas semanas.

Segurança

Will Cathcart aproveitou a oportunidade para reiterar os compromissos de segurança do serviço de mensagens. “Durante toda a história da humanidade, as pessoas conseguiram se comunicar em particular e não achamos que isso deva desaparecer na sociedade moderna”, disse ele em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Há algumas semanas, o rival do aplicativo de mensagens, o Telegram, acusou o WhatsApp de deliberadamente plantar backdoors para cumprir com os regulamentos de governos locais. “O WhatsApp usa as palavras ‘criptografia de ponta a ponta’ como uma palavra mágica que, sozinha, deve tornar todas as comunicações pelo aplicativo seguras. No entanto, essa tecnologia não pode garantir privacidade absoluta por si só”, afirmou Pavel Durov, fundador do Telegram.

Embora não tenha discutido os planos de receita da empresa, Cathcard disse que tornar o WhatsApp interoperável com o restante da plataforma de mensagens do Facebook será “tecnicamente desafiador”.

Há cerca de um mês, foi relatado que o Facebook arquivou seu plano de trazer anúncios para o Status do WhatsApp. Com isso, a forma como a rede social pretende lucrar com seu pesado investimento de US$ 22 bilhões no app de mensagens segue um mistério. No entanto, é provável que o Facebook tenha focado sua atenção na monetização do WhatsApp Business, que será potencialmente mais lucrativo que os anúncios.

Isso ocorre principalmente porque os retornos de anúncios nas regiões mais ativas do WhatsApp, como Índia e Brasil, não são tão significativos quanto, por exemplo, nos EUA ou no Canadá.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Onyx Lorenzoni aceitou trocar a Casa Civil pelo Ministério da Cidadania
Sessão na Câmara dos Deputados com Sérgio Moro foi encerrada após troca de ofensas entre parlamentares
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-chega-a-dois-bilhoes-de-usuarios-em-todo-o-mundo-cerca-de-um-terco-da-populacao-do-planeta/ O WhatsApp chega a dois bilhões de usuários em todo o mundo, cerca de um terço da população do planeta 2020-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar