Domingo, 26 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de março de 2020
Após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), a Federação Gaúcha de Futebol, observando a opinião majoritária dos presentes, determinou a suspensão temporária do Gauchão Ipiranga 2020 e da Divisão de Acesso 2020. A decisão é válida pelo prazo de 15 dias e entra em vigor na data de hoje. A medida tem caráter preventivo e visa combater a propagação do COVID-19 (coronavírus) no Rio Grande do Sul.
Pautado pelo debate de ideias, o encontro que ocorreu na sede da Federação Gaúcha de Futebol contou com a presença de dirigentes dos clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Gaúcho e um representante dos postulantes à elite do futebol estadual em 2021.
A Federação foi representada pelo presidente, Luciano Hocsman, o segundo vice-presidente, Luiz Antônio Lopes, o Diretor Jurídico, Carlos Schneider, o Diretor Médico, Dr. Ivan Pacheco, e o Diretor de Marketing, Mauricio Andrade. Também esteve na reunião o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Dr. Peri Silveira.
Outra medida anunciada pela Federação foi a criação de uma comissão permanente para monitorar, em tempo integral, o avanço dos casos da doença no Estado. A data de retomada das competições estará condicionada às orientações governamentais a serem expedidas em matéria de Saúde Pública.
Declaração oficial do presidente da FGF
“O Ilustríssimo Sr. Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, no exercício de suas atribuições e competências que lhe são conferidas pelo Estatuto da entidade, e
CONSIDERANDO o decreto de pandemia expedido pela Organização Mundial da Saúde com relação ao contágio pelo vírus COVID 19;
CONSIDERANDO os termos do Decreto n. 55.115/2020 do Governador do Estado do Rio Grande do Sul;
CONSIDERANDO os termos da Ordem de Serviço nº 04/2020 da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul;
CONSIDERANDO as manifestações recebidas por essa Entidade e expedidas pelo SIAPERGS, SAFERGS, ACEG e ARFOC indicando a posição de solicitar a suspensão das competições coordenadas pela FGF;
CONSIDERANDO a decisão da Confederação Brasileira de Futebol no sentido de determinar a suspensão das competições nacionais em andamento;
CONSIDERANDO o dever de cautela que deve balizar toda ação da FGF;
CONSIDERANDO a reunião extraordinária da Diretoria da FGF em conjunto com representantes dos clubes participantes do Gauchão Ipiranga 2020 e da Divisão de Acesso 2020 realizada na manhã do dia 16/03/2020, cuja deliberação por maioria dos presentes fundamenta a presente resolução.
RESOLVE:
– SUSPENDER, a partir desta data, pelo prazo inicial de 15 (quinze) dias, a continuidade do Gauchão Ipiranga 2020, bem como da Divisão de Acesso 2020;
– Todas as demais competições coordenadas pela FGF, ainda que não iniciadas, também são abrangidas pela presente resolução, estando ADIADAS.
– A FGF nomeará uma comissão permanente para análise do cenário referente a evolução ou involução do COVID 19, a fim de buscar subsídios para fundamentar decisões posteriores.
Em relação ao procedimento a ser adotado para o restante da temporada, a FGF expedirá nova orientação tempestivamente, sendo certo que observará e obedecerá orientações governamentais a serem expedidas em matéria de Saúde Pública.
Publique-se. Notifiquem-se a todos os clubes filiados a FGF. Dê-se ciência do teor ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol.”