Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2015
Morreu na noite desta segunda-feira (11), em Porto Alegre, Lauro Hagemann, 84 anos, o Repórter Esso no Estado. O falecimento foi confirmado pela família do radialista. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Mãe de Deus, na Capital gaúcha, e morreu de causas naturais. Hagemann apresentou o Repórter Esso gaúcho por 14 anos, entre 1950 e 1964, e participou da Campanha da Legalidade, comandada por Leonel Brizola, em 1961. Ele era natural de Santa Cruz do Sul.
Em 1962, Hagemann participou da fundação do Sindicato dos Radialistas. Ingressou no Partido Comunista Brasileiro e, em maio de 1964, tomou posse como vereador em Porto Alegre. Foi eleito, em 1966, deputado estadual pelo MDB. O velório iniciou às 9h na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que manifestou pesar pelo falecimento por meio de nota.
“Lauro Hagemann foi um ícone do jornalismo e da política. Sua voz e suas ideias continuarão presentes na memória dos gaúchos. Foi um grande amigo que tive na vida. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse o governador José Ivo Sartori. A cerimônia de cremação no Crematório Metropolitano São José de Porto Alegre está marcada para as 19h desta terça-feira (12).