Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Supremo dobra prazo para o presidente da Câmara dos Deputados apresentar defesa na Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Janot considerou que os novos dados apresentados pela PF não justificam a prorrogação do inquérito (Foto: Felipe Sampaio/STF)

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) dobrou o tempo para que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresente sua defesa prévia na denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o parlamentar pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de desvios na Petrobras. Inicialmente, o prazo previsto para defesa era de 15 dias, mas os advogados de Cunha solicitaram que o período fosse dobrado para 30 dias.
A 2 Turma do STF já havia tomado decisão com mesmo teor na terça-feira para beneficiar a defesa do ex-presidente da República e senador Fernando Collor (PTB-AL), também denunciado por Janot na Lava-Jato. Nos dois casos, o prazo para defesa começou a contar da data de notificação do parlamentar, realizada no dia 26 de agosto.

Ao Supremo, a defesa de Cunha argumentou, a exemplo do que fizeram os advogados de Collor, que não teve acesso à integra dos documentos que embasam a denúncia e que, no âmbito do processo civil, o prazo de resposta é contado em dobro quando há mais de uma pessoa alvo de ação.
O ministro Teori Zavascki sustentou que as informações já estavam disponíveis para a defesa e votou pela manutenção do prazo de 15 dias para apresentação de manifestação. Por seis votos a quatro, contudo, o plenário do Supremo entendeu que o prazo em dobro atende o direito de ampla defesa dos denunciados. “Acredito, ministro Teori, que 15 dias a mais em benefício da ampla defesa é algo extremamente razoável”, argumentou o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que se mostrou favorável à possibilidade de o Supremo aumentar o prazo como regra definitiva para casos de mais de um denunciado. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O PT vai fazer uma nova “vaquinha” para financiar as caravanas de Lula pelo Brasil
Receita estadual realiza nova fase de operação contra empresas devedoras de mais de 654 milhões de reais
https://www.osul.com.br/supremo-dobra-prazo-para-o-presidente-da-camara-dos-deputados-apresentar-defesa-na-lava-jato/ Supremo dobra prazo para o presidente da Câmara dos Deputados apresentar defesa na Lava-Jato 2015-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar