Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A África do Sul confirmou o primeiro caso do novo coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O paciente é um homem de 38 anos que viajou para a Itália com a esposa. (Foto: Reprodução)

A África do Sul confirmou, na quinta-feira (5), o primeiro caso de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no país, informou a imprensa internacional. O paciente é um homem de 38 anos que viajou para a Itália com a esposa e um grupo de 10 pessoas e voltou à África do Sul no domingo (1º).

Com o registro, são ao menos 4 países na África subsaariana com casos confirmados da doença: além da África do Sul, foram diagnosticadas infecções na Argélia, Nigéria e Senegal, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A região africana não registrou nenhuma morte por Covid-19.

Economia

A disseminação do novo coronavírus tem causado um terremoto nos mercados globais nos últimos dias, mas algumas empresas têm, pela natureza de seus negócios, conseguido ir bem nas bolsas com a crise.

Entre elas, estão empresas que fabricam vacinas, desinfetantes e máscaras, mas também as que têm como foco os serviços remotos ou de entrega. Laboratórios farmacêuticos e empresas de biotecnologia que estão realizando ensaios clínicos para desenvolver uma vacina específica contra esse vírus dispararam nas bolsas.

As ações da Inovio Pharmaceuticals dobraram de valor depois que a empresa anunciou que iniciará testes clínicos de sua vacina em humanos no próximo mês nos Estados Unidos. As rivais da Inovio no setor são Moderna, Novavax, Gilead, AIM ImmunoTech e Vir Biotechnology.

Mas há outras empresas que se beneficiaram indiretamente da disseminação do vírus, como as provedoras de teleconferência, educação e entretenimento online, já que alguns países, como Japão e Itália, fecharam escolas e algumas empresas, como o Google e Twitter, pediram que seus funcionários trabalhem de casa.

Em diferentes partes do mundo, as pessoas optam por evitar locais públicos, à medida que os casos de pessoas infectadas (cerca de 90 mil no mundo) e as mortes (mais de 3 mil) aumentam, de acordo com o relatório mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para dar conta dessa nova realidade, a empresa de investimentos MKM Partners criou um “índice de ficar em casa”, cujo objetivo é acompanhar a trajetória de empresas que se beneficiam da disseminação do vírus.

No entanto, mesmo as empresas que ganham com a crise da saúde não estão livres de turbulências repentinas, já que os desdobramentos da situação surgem a todo momento. E nem o corte de meio ponto nas taxas de juros anunciado na terça-feira (03/03) pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, conseguiu reverter significativamente o pessimismo nos mercados.

Tecnologia

A Amazon e o Facebook estão pedindo que funcionários fiquem em casa em Seattle, estado de Washington nos EUA, por causa de casos de coronavírus nessas empresas.

A região é onde fica a sede da Amazon e uma das mais afetadas por casos de coronavírus nos EUA. Até o momento já foram confirmados 32 casos no Condado de King, próximo a Seattle, com 10 mortes no estado. Em todo o mundo, mais de 97 mil casos da doença foram confirmados, com pelo menos 3,3 mil mortes.

“Um prestador de serviço que trabalha em nosso escritório no Stadium East foi diagnosticado com o COVID-19. Notificamos nossos funcionários e estamos seguindo os conselhos das autoridades de saúde pública para priorizar a saúde e a segurança de todos”, disse o Facebook em um comunicado. A rede social afirmou ainda que ” tomando medidas para reduzir o risco do COVID-19″ para funcionários, inclusive interrompendo visitas sociais aos escritórios do Facebook.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O Twitter anuncia um recurso semelhante aos stories do Instagram
Compreender os rótulos dos produtos é fundamental para quem precisa ou deseja cuidar bem da própria alimentação
Pode te interessar