Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2020
O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) concluiu o lançamento das 15 vigas pré-moldadas do viaduto sobre a linha do Trensurb, no quilômetro 1 da rodovia estadual ERS-118, em Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre). A ampliação da estrutura integra o conjunto de obras de duplicação da estrada.
Instaladas em três vãos do viaduto, as estruturas tiveram o seu transporte planejado há cerca de um mês. “Trata-se de mais um passo importante na reta final dos 21,5 quilômetros do trecho”, ressalta Juvir Costella, titular da Selt (Secretaria de Logística e Transportes), pasta à qual o Daer é vinculado.
“Já estamos com cerca de 80% dos serviços concluídos na ERS-118, e quem transita pelo local percebe claramente o quanto as obras avançaram”, acrescentou. “Fazemos um acompanhamento diário das obras de duplicação e não há dúvidas de que o viaduto é uma das que mais ganhou ritmo nos últimos meses.”
O lançamento e a implantação das vigas exigiram uma ação coordenada entre as equipes da Superintendência de Obras de Artes Especiais do Daer e da 1ª Superintendência Regional da autarquia em Esteio, bem como da construtora responsável pela obra e da empresa contratada para o apoio técnico da duplicação. A concessionária RGE também precisou ser acionada para efetuar o desligamento temporário da rede elétrica.
“Levantamos todos os elementos envolvidos nessa etapa e conseguimos evitar contratempos, executando o trabalho de forma rápida e liberando o trânsito no menor tempo possível”, destaca o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
Cronograma
A conclusão do viaduto está prevista já para este semestre. A próxima fase é a execução da laje e pré-laje, depois serão instalados os dispositivos de proteção – guarda-rodas e guarda-corpos – e, por fim, a pavimentação.
“O objetivo é executar cada etapa das obras com eficiência, priorizando a qualidade dos serviços e a segurança dos usuários que circulam no trecho”, detalha o diretor de Infraestrutura Rodoviária da autarquia, Richard Polo.
(Marcello Campos)