Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Anvisa começa esta semana a inspeção de fábricas da Sputnik V na Rússia

Compartilhe esta notícia:

Mais 592 mil doses serão importadas, no total, por Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. (Foto: Divulgação)

Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que nesta semana vai realizar uma inspeção na fábrica da vacina Sputnik V, na Rússia, para verificar as Boas Práticas de Fabricação da produção do imunizante.

“O objetivo da missão é levantar dados faltantes sobre a produção da vacina que são importantes tanto para a avaliação do uso emergencial como para o processo de importação excepcional para o Brasil”, diz a nota.

A inspeção será realizada em duas fábricas diferentes. A primeira, que deve acontecer entre os dias 15 a 21 de abril, será na na fábrica responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e da vacina finalizada.

A segunda será na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem do imunizante. A inspeção está marcada para ocorrer entre os dias 19 e 23 de abril, mas ainda depende da confirmação do laboratório.

Ainda segundo a nota, a Anvisa será uma das primeiras agências estrangeiras a inspecionar a fabricação da Sputnik.

Variante

A vacina Sputnik V da Rússia é menos eficaz contra a variante sul-africana da Covid-19, mas ainda se sai melhor do que outras vacinas, disse o principal cientista por trás do imunizante, de acordo com a agência de notícias Interfax.

“Quanto à variante sul-africana, a eficácia dos anticorpos produzidos pela Sputnik V contra ela declina, como todas as outras vacinas”, explicou Alexander Gintsburg em uma entrevista à Interfax.

Ele disse que a Sputnik V foi testada contra as variantes britânica e sul-africana, além da linhagem original, detectada por laboratórios dos Estados Unidos primeiramente na província chinesa de Wuhan. Os laboratórios usaram amostras de sangue coletadas de pessoas vacinadas com a Sputnik V na Argentina, disse Gintsburg.

Ressaltando que pesquisadores russos não participaram dos testes de laboratório, Gintsburg disse que os resultados de testes da Sputnik V contra a linhagem de Wuhan confirmaram o que sua equipe do Instituto Gamaleya, de Moscou, descobriu.

“Também foi mostrado que, de todas as vacinas atualmente em uso no mundo, a Sputnik V… é a melhor para neutralizar bem a variante britânica”, disse Gintsburg.

Embora a reação de anticorpos contra a variante sul-africana tenha sido menos intensa, o declínio foi consideravelmente menor do que aquele visto em outras vacinas, disse Gintsburg, segundo a agência.

Nordeste

O governador Camilo Santana (PT) disse, em live para anunciar a retomada gradual, que os governadores do Nordeste avaliam a possibilidade de ir à Justiça para que as vacinas russas da Sputnik V, adquiridas diretamente pelas federações, sejam liberadas para entrar no País e comecem a ser aplicadas.

Desde a última semana, o chefe do Executivo cearense tem criticado a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar os imunizantes. Ele argumenta que a vacina já é aplicada em vários países, com imunização de milhões de pessoas. “Há urgência dessa aquisição das vacinas para imunizar a população do Ceará”, insistiu Santana.

A Argentina, um dos países que está vacinando com o imunizante, enviará um parecer sobre os efeitos da vacina na população local, que deve servir como suporte para que a Anvisa decida sobre a autorização ou não para uso da vacina no País. A informação é do portal Correio Braziliense. As lideranças do Consórcio do Nordeste se reuniram com a assessora da presidência da Argentina, Cecília Nicolini.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasileiros fecham fronteiras com a Bolívia no Acre em protesto por serem impedidos de entrar no País vizinho
A China pensa em misturar vacinas para aumentar a eficácia
https://www.osul.com.br/a-anvisa-comeca-esta-semana-a-inspecao-de-fabricas-da-sputnik-v-na-russia/ A Anvisa começa esta semana a inspeção de fábricas da Sputnik V na Rússia 2021-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar