Com o crescimento vertiginoso da popularidade dos smartwatches – principalmente do Apple Watch –, as marcas mais tradicionais de relógios tiveram que se segurar firme para adaptarem à nova tendência de consumo. No ano passado, após o anúncio do Apple Watch Series 3, um dos criadores da Swatch afirmou que eles “estariam em perigo” depois que a marca perdeu cerca de US$1 bilhão em valor de mercado.
Desde então, a Apple vem batendo recordes atrás de recordes com as vendas do seu gadget vestível e, em fevereiro passado, a companhia vendeu, pela primeira vez, mais smartwatches do que todas as empresas de relógios suíços, combinadas.
Nos últimos meses, a perspectiva das fabricantes de relógios suíços não continuou muito positiva. Mas o que está ruim ainda pode piorar, certo? De acordo com a Reuters, sim.
Segundo a agência de notícias, após a apresentação do Apple Watch Series 4, na última quarta-feira, a indústria relojoeira suíça poderá enfrentar uma ameaça ainda maior devido aos novos recursos implementados no novo gadget da Maçã, como a capacidade de realizar eletrocardiogramas e de iniciar uma chamada de emergência automaticamente caso detecte que o usuário levou um tombo.
De acordo com especialistas do setor de relógios, esses recursos atrairão consumidores que possuem mais de 45 anos – o público-alvo das marcas de relógio suíças. Além de serem os maiores clientes dos relógios clássicos, os adultos a partir dessa idade também correspondem ao grupo de pessoas que está mais preocupada com a saúde.
Essa é apenas uma previsão com base na tendência do consumo de relógios e com a preocupação em saúde de consumidores nos Estados Unidos. Por mais que isso não seja um padrão em todo o mundo, o fato é que as constantes melhorias e novos recursos do Apple Watch representam um desafio cada vez maior para as fabricantes suíças, segundo analista da Exane BNP Paribas, Luca Solca.
De acordo com a empresa de análise e pesquisa CCS Insight, a Apple baterá novamente as vendas mundiais de relógios suíços com a nova versão do Watch. Entre as razões para essa estimativa, a empresa apontou que as exportações de relógios suíços de entrada, que custam a partir de US$500, declinaram constantemente nos últimos anos, em grande parte devido aos smartwatches.
Para o chefe da divisão de relógios da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, Jean-Claude Biver, o Apple Watch não representa uma ameaça para os acessórios clássicos acima de um determinado preço – como os relógios de luxo. De acordo com ele, as pessoas que entram nesse mercado graças ao Apple Watch têm mais probabilidade de comprar um relógio suíço depois.
