Terça-feira, 14 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A atividade econômica no País teve um avanço de 0,02% em outubro

Compartilhe esta notícia:

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) registrou avanço de 0,02% da atividade econômica do Brasil em outubro na comparação com o mês anterior, informou o BC (Banco Central) nesta segunda-feira (17).

O resultado foi melhor do que a expectativa de analistas em pesquisa da Reuters de contração de 0,2%.

Em setembro, o índice teve uma retração de retração de 0,09%. Os dados são dessazonalizados, o que significa que os efeitos típicos de cada mês são retirados do número para possibilitar a comparação.

Neste mês foram divulgados os desempenhos da indústria, comércio e serviços relativos a outubro. Esses levantamentos, porém, são feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o instituto, o setor de serviços cresceu 0,1% no mês de outubro, na comparação com setembro. A projeção da Reuters era de crescimento de 0,4%. A influência negativa que segurou esse crescimento veio principalmente dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e dos serviços prestados às famílias (-1%).

Rodrigo Lobo, gerente de pesquisa em serviços no IBGE, disse que o cenário do País, com desemprego e informalidade, além da transição de governo, fizeram com que as famílias deixassem de consumir.

“Com a questão do desemprego, a massa de rendimentos ainda não ter se recuperado, o grau de informalidade ser mais elevado e a incerteza do que pode acontecer no futuro, as famílias tendem a poupar mais do que gastar.”

Já no varejo, o recuo de outubro se deu devido à expectativa dos consumidores em obter melhores preços no mês seguinte, com a Black Friday, postergando, assim, suas compras.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, o volume de vendas do comércio caiu 04,% em outubro. Projeção da Bloomberg previa uma estabilidade para o setor, na comparação com o mês de setembro.

A gerente de pesquisa do IBGE no setor de varejo, Isabella Nunes, afirmou que esse movimento é natural. “Depois de ter crescido durante longo período consecutivo, eles [setores de móveis, eletrodomésticos e tecidos] mostram uma acomodação frente a uma promoção já anunciada.”

O setor industrial, que teve três quedas consecutivas até setembro, registrou alta de 0,2% em outubro, informou o IBGE. No acumulado do ano, o setor tem alta de 1,8%.

O desempenho foi puxado pela indústria extrativa (3,1%), máquinas e equipamentos (8,8%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%) e bebidas (8,6%). Todos esses segmentos apresentaram retração em setembro.

Na comparação entre os meses de outubro de 2018 e outubro de 2017, houve alta de 2,99% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 140,90 pontos no décimo mês, após 136,81 pontos de outubro do ano passado.

O indicador de outubro de 2018 ante o mesmo mês de 2017 mostrou desempenho acima do apontado pela mediana, que indicava expansão de 2,50%, das previsões de analistas do mercado financeiro, cujo intervalo ia de 1,10% a 2,90%. O nível de 140,90 pontos é o melhor para meses de outubro desde 2014 (149,70 pontos).

A previsão atual do BC para a atividade doméstica em 2018 é de avanço de 1,4%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Depoimento de João de Deus tem teclado quebrado, gritos, fio queimado e agente ferido
A maioria das denúncias contra João de Deus expirou, disse delegada
https://www.osul.com.br/a-atividade-economica-no-pais-teve-um-avanco-de-002-em-outubro/ A atividade econômica no País teve um avanço de 0,02% em outubro 2018-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar