Sábado, 19 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2025
Boletim divulgado no início da noite desse domingo (22) pela Defesa Civil estadual ampliou de três para quatro o número de mortos pelas chuvas em excesso no Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias. A vítima mais recente é um homem de 59 anos e cujo corpo estava dentro de um carro submerso no rio Dourado, em Aratiba (Noroeste gaúcho) – o veículo havia sido arrastado pela correnteza, três dias antes, após mal-sucedida tentativa de travessia da ponte local.
A estatística abrange, ainda, um indivíduo desaparecido (um idoso de 65 anos, na cidade de Candelária) e quase 6 mil fora de suas casas (mais de mil deles em abrigos públicos). Ao menos 733 pessoas e 139 animais foram resgatadas por forças de segurança ou salvamento. O número de municípios impactados também subiu, passando de 125 para 127 dos 497 municípios gaúchos, o que representa mais de 25% do total.
Na lista constam, ainda, uma prefeitura com decreto de estado de calamidade pública – Jaguari – e outras 21 em situação de emergência: Agudo, Amaral Ferrador, Cacequi, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Júlio de Castilhos, Liberato Salzano, Montenegro, Nova Palma, Nova Santa Rita, Paraíso do Sul, Passa Sete, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Sebastião do Caí, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Tupanciretã.
Rios retornando à normalidade
– Taquari (Santa Tereza a Bom Retiro do Sul): declínio dos níveis até o retorno para normalidade.
– Quaraí: rendência de declínio.
– Dona Francisca: já declinou até retornar aos níveis normais.
Rios em cota de atenção
– Caí (Nova Palmira e Costa do rio Cadeia): tendência de lento declínio.
– Santa Maria (Rosário do Sul e Dom Pedrito): tendência de estabilidade.
– Taquari (Porto Mariante): tendência de declínio.
Rios em cota de alerta
– Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro): tendência de lento declínio.
– Gravataí (Gravataí e Alvorada): tendência de estabilidade, mantendo-se os níveis elevados.
– Guaíba: tendência de estabilidade dos níveis elevados durante nos próximos dias, mas sem expectativa de se atingir a cota de inundação do Cais Mauá ou no Gasômetro, no Centro Histórico de Porto Alegre – na noite desse sábado, o índice era de 2m67cm pela régua eletrônica instalada no local (cota de inundação: 3 metros), conforme a empresa Metsul Meteorologia.
– Paranhana (Taquara, na Foz do Paranhana): tendência de lento declínio.
– Santa Maria (Dom Pedrito): tendência de declínio.
– Taquari (Taquari): tendência de lento declínio.
Rios em cota de inundação
– Caí (Montenegro): tendência de declínio.
– Ibicuí (Manoel Viana): tendência de estabilidade, porém ainda com níveis de inundação nos próximos dias.
– Ibirapuitã (Alegrete): tendência de lento declínio, mas ainda com níveis de inundação nos próximos dias.
– Ilhas da Região Metropolitana: tendência de manutenção dos níveis elevados nos próximos dias.
– Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí): constante declínio em Cachoeira do Sul, e estabilidade em São Jerônimo, assim como estabilidade na região das ilhas de Porto Alegre.
– Sinos (Campo Bom e São Leopoldo): tendência de lento declínio em Campo Bom e estabilidade em São Leopoldo.
– Uruguai (São Borja a Uruguaiana): tendência de lenta elevação.
Hospitais
Os moradores do município de Paraíso do Sul ainda estão sem acesso ao hospital local. Em Rolante, quatro pacientes transferidos da Fundação Hospitalar continuam internados no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. Nos demais hospitais do Estado o funcionamento é normal.
Informações sobre os pontos com bloqueios parciais e totais nas estradas e situação das barragens, além dos avisos e alertas da Defesa Civil e imagens do radar meteorológico, podem ser conferidas em links no site defesa.rs.gov.br. O próximo boletim tem divulgação marcada para as 9h deste domingo (22).
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, recomenda-se o cadastro para recebimento dos alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por mensagem SMS ao número 40199. Uma confirmação é então enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul