Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Marina Silva muda imagem para se livrar do rótulo de mulher frágil: ousa no visual e adota discurso mais forte

Compartilhe esta notícia:

Marina tem se imposto com mais veemência, como no episódio em que confrontou Bolsonaro no debate da Rede TV!. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O visual da candidata da Rede, Marina Silva, durante a entrevista ao Jornal Nacional, na semana passada, marcou uma guinada na estratégia de comunicação da campanha da ex-senadora. Convencida pelas filhas e por um dos coordenadores de sua chapa a ousar no estilo, Marina abandonou o tradicional coque no cabelo para aparecer na TV produzida pelo argentino Miguel Estelrich, reconhecido pelo trabalho em editoriais de moda. A transformação de Marina, no entanto, vai além da imagem. O discurso da candidata, alvo de uma campanha de desconstrução articulada pelo PT na disputa de 2014, também está em mutação.

“Eu quero falar com você, mulher. Alguma vez já te chamaram de fraca, de incapaz? Eu sei como é. Juntas, nós somos fortes. Eu vou trabalhar todos os dias para que ninguém diga que você não pode. Você pode sim. Essa luta é nossa”, disse Marina.

Na última pesquisa Ibope, a candidata da Rede aparece em segundo lugar — atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que tem 20% —, com 12% dos votos no cenário sem o ex-presidente Lula, declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral na semana passada. Ela tem uma das menores taxas de rejeição entre as mulheres, 23%.

A estratégia começou a ser pensada bem antes do horário eleitoral. Nas agendas de campanha, a candidata também tem se imposto com mais veemência, como no episódio em que confrontou Bolsonaro no debate da Rede TV!, há duas semanas. “Percebo que já mudou no Brasil a forma como a população olha para a Marina. Muita gente tende a dizer: essa é a Marina que vai aparecer agora? Não, essa é a Marina que sempre apareceu”, diz Lourenço Bustani, que atua na coordenação da campanha da Rede.

Para ele, a possibilidade de Marina voltar a ser alvo de desconstrução não deve impactar a candidata como aconteceu em 2014. “Com tudo que aconteceu em 2014, Marina aprendeu a navegar nesse universo. Ela está mais calejada e sabe muito bem onde está pisando. Todo nosso foco está no nosso programa e toda nossa energia está na construção, sem se preocupar quem está puxando o tapete ou dando rasteira”, diz Bustani.

Cineastas voluntários

Com 21 segundos dos 12 minutos de cada bloco do horário eleitoral na TV destinado aos presidenciáveis, a campanha de Marina Silva vai apostar em vídeos autorais, “filmes” de cerca de 3 minutos, feitos por cineastas voluntários, para apresentar a candidata nas redes sociais e no WhatsApp. Entre os apoiadores estão Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus e Ensaio sobre a Cegueira.

A estratégia dos “filmes” segue o tom da própria campanha, mais descentralizada e dando liberdade para que cada um dos realizadores possa apresentar sua visão da candidata, segundo o coordenador da campanha, Lourenço Bustani. “Optamos por sistemas mais horizontais, descentralizados e distribuídos, pautados em grande parte pelo voluntariado, para garantir uma riqueza de olhares, tão diversos quanto nosso próprio País”, diz Bustani.

Em 18 de agosto, uma equipe de voluntários que acompanhavam a candidata no Acre fizeram um vídeo sobre a viagem. Todo em preto e branco, com uma narração no fundo, o vídeo tem uma estética diferente dos tradicionais vídeos de campanha e, apesar de não fazer parte dos projeto dos cineastas, revela uma nova abordagem para a produção audiovisual da campanha da Rede.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Intimidar a Justiça não é compatível com respeito entre poderes, diz Fachin
Veja os votos de 5 dos 7 ministros do TSE no julgamento da chapa Dilma-Temer
https://www.osul.com.br/a-candidata-a-presidencia-marina-silva-muda-imagem-para-se-livrar-do-rotulo-de-mulher-fragil-ousa-no-visual-e-adota-discurso-mais-forte/ Marina Silva muda imagem para se livrar do rótulo de mulher frágil: ousa no visual e adota discurso mais forte 2018-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar