Sábado, 18 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A candidatura do ex-presidente Lula ao Prêmio Nobel da Paz juntou mais de 150 mil assinaturas em menos de 24 horas

Compartilhe esta notícia:

Campanha foi criada por Adolfo Pérez Esquivel, ativista argentino que ganhou o nobel em 1980. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Um abaixo-assinado eletrônico em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Prêmio Nobel da Paz já conseguiu juntar mais de 150 mil assinaturas de uma meta de 200 mil em menos de 24 horas no ar. Às 23h50min, havia 150.106 apoios à campanha no site change.org.

A petição foi criada por Adolfo Pérez Esquivel, o ativista argentino que ganhou o Nobel da Paz em 1980 pela defesa dos direitos humanos na América Latina. Ele se define como um ativista da não-violência ativa.

Lula está preso desde o último sábado (7) na superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba (PR). Ele começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e após uma derrota no STF (Supremo Tribunal Federal), na última quarta-feira (4).

Lula foi condenado, ainda no ano passado, a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em janeiro deste ano, no entanto, além de confirmar a condenação do ex-presidente, o TRF-4, com sede em Porto Alegre, aumentou a pena para 12 anos e um mês de reclusão em regime fechado.

Esquivel diz no texto do abaixo-assinado que vai apresentar a candidatura de Lula ao Nobel da Paz por ele ter reduzido a fome e a desigualdade nos seus governos como presidente do Brasil, entre os anos de 2003 e 2010.

O ativista cita alguns dados para tentar mostrar a importância do governo Lula nas questões da fome, renda, emprego e educação.

De acordo com o texto de Esquivel, a porcentagem dos que viviam com menos de US$ 3,10 por dia (o equivalente a cerca de R$ 10) caiu de 11% em 2003 para 4% em 2012.

Houve a criação de 15 milhões de empregos nos governos de Lula e a taxa de desemprego caiu 50%, ainda de acordo com a defesa feita pelo ativista.
“O governo Lula foi uma construção democrática e participativa com meios não violentos que elevou o nível de vida da população e deu esperanças aos setores mais necessitados. O mundo reconhece que houve um antes e um depois na história do desigual Brasil após a Presidência de Luiz Inácio Da Silva. A contribuição de Lula da Silva para a paz está entre os feitos mais concretos da vida do povo brasileiro.”

Moro candidato

Um grupo que se autodenomina “República de Curitiba” decidiu rebater a petição pró-Lula lançando a candidatura do juiz federal Sérgio Moro ao Nobel da Paz. O grupo diz que ele trouxe esperanças para os brasileiros e prendeu “o maior corrupto do Brasil”, referindo-se a Lula.

Às 23h50min, o pedido havia juntado 5.837 assinaturas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aos 94 anos, ex-guarda de Auschwitz é condenado como cúmplice de mortes
Advogados e economistas questionam decreto de calamidade pública no RJ
https://www.osul.com.br/a-candidatura-do-ex-presidente-lula-ao-premio-nobel-da-paz-juntou-quase-150-mil-assinaturas-em-menos-de-24-horas/ A candidatura do ex-presidente Lula ao Prêmio Nobel da Paz juntou mais de 150 mil assinaturas em menos de 24 horas 2018-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar