Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2016
Nesta segunda, 11 de janeiro, a fabricante de mobiliário corporativo Marelli Ambientes Racionais anunciou ao mercado a aquisição de 54% da Ingecon Móveis Comerciais, empresa referência no mercado brasileiro de soluções mobiliárias comerciais para redes varejistas. O contrato foi concretizado em 16 de dezembro. Com esse movimento, a Marelli expande seus negócios alinhada com o projeto de crescimento acelerado anunciado com a entrada da gestora de recursos NEO Investimentos, no final de 2014, e consolida a liderança do grupo no Brasil e na América Latina.
Para a Ingecon, a associação com a caxiense Marelli aporta recursos, expertise, profissionalização e governança corporativa para sustentar e acelerar o crescimento, buscando posicionar o negócio como uma empresa de excelência no setor. Com fábrica em Canoas, a companhia conta um moderno parque fabril com 12 mil m² de área construída, tem em seu quadro aproximadamente 270 funcionários e soma 29 anos dedicados ao mobiliário de grandes redes varejistas. Entre seus clientes estão Renner, Zara, Paquetá, Coppel, Marisa e Tramontina.
Com a negociação, Elvio Passos, até então sócio da Ingecon, mantém 46% de participação. A gestão da empresa passa a ser compartilhada entre Passos e a Marelli, e soma-se à entrada do executivo Rafael Müssnich contratado como CEO. As decisões serão tratadas dentro do Conselho de Administração do grupo Marelli, do qual fazem parte os três acionistas e fundadores da Marelli, um representante e acionista da NEO Investimentos e dois conselheiros contratados.
“Essa associação Marelli e Ingecon irá juntar o que as duas empresas têm de melhor, tornando-as ainda mais competentes e competitivas para atender os seus mercados e buscar melhores resultados”, afirma Rudimar Borelli, acionista e presidente da Marelli.
A sinergia da associação também é pontuada por Elvio Passos, acionista da Ingecon. “Acreditamos muito na força das duas empresas juntas. A Ingecon tem sua trajetória atuando sempre muito próxima aos seus clientes, e esperamos com essa parceria seguir aperfeiçoando nossos processos e soluções para levar excelência ao mercado em que atuamos.”
A operação traz metas audaciosas para a Ingecon. Com a entrada da Marelli no negócio, a intenção é duplicar o tamanho da empresa canoense nos próximos três anos, a partir da utilização de novas ferramentas e sistemas de gestão e da implementação de melhorias de processos. Esses serão os principais pilares para que a empresa se torne ainda mais ágil e atenda ainda melhor os clientes.