Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Norte impôs condições aos Estados Unidos para desmantelar seu arsenal nuclear

Compartilhe esta notícia:

Coreias assinaram acordo durante encontro entre Moon Jae-in (E) e Kim Jong-un (D). (Foto: Reprodução)

O ditador norte-coreano Kim Jong-un apresentou na quarta-feira (19) uma proposta para desmantelar a principal instalação nuclear do país, mas só se os Estados Unidos fizerem concessões primeiro. O presidente norte-americano Donald Trump considerou o acontecimento encorajador, mas não assumiu novos compromissos. Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se encontraram em Pyongyang para avançar no processo de paz e no diálogo com os EUA. As informações são do jornal The Washington Post.

Kim prometeu ir a Seul, o que seria a primeira visita de um líder norte-coreano, e se comprometeu a permitir que “inspetores” verificassem que uma importante instalação de mísseis foi desativada. O diálogo deve melhorar relação entre as Coreias e preparar o caminho para uma segunda cúpula entre Kim e Trump, no fim do ano.

Negociações imprevisíveis

Especialistas dizem que as negociações são imprevisíveis, embora Trump tenha reagido positivamente, principalmente à proposta de candidatura conjunta das Coreias os Jogos Olímpicos. Espera-se que o norte-americano se reúna com Moon na segunda-feira, em Nova York, na abertura da Assembleia Geral da ONU. Moon deve usar a reunião para aproximar os dois ainda mais.

As conversas entre EUA e Coreia do Norte chegaram a um impasse sobre quem deveria dar o próximo passo. Washington quer que Pyongyang desative seu programa nuclear. A Coreia do Norte pressiona para que os EUA declarem formalmente o fim da Guerra da Coreia.

Na quarta-feira, Pyongyang se comprometeu a “desativar permanentemente” um local de testes de mísseis. Chung Eui-yong, diretor da Agência de Segurança Nacional da Coreia do Sul, descreveu a medida como “uma conquista concreta”, acrescentando que os inspetores dos EUA estariam entre os teriam permissão para verificá-la.

Concessões fragmentadas

Mas ainda não há promessas novas e concretas para satisfazer muitos especialistas. Dentro do governo Trump, altos funcionários querem que a Coreia do Norte revele suas instalações nucleares e de mísseis, em vez de fazer concessões unilaterais e fragmentadas. Especialistas também acreditam que Kim siga construindo armas nucleares.

Por isso, Gi-Wook Shin, diretor do Centro de Pesquisas Shorenstein, da Universidade de Stanford, considerou o resultado “decepcionante” em termos de desnuclearização, já que não há sinal da disposição de Pyongyang de fazer uma prestação de contas completa de suas instalações nucleares e de mísseis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cientistas identificaram mais de 500 regiões do genoma ligadas à pressão sanguínea
Menopausa masculina também atinge os jovens; Conheça os riscos
https://www.osul.com.br/a-coreia-do-norte-impos-condicoes-aos-estados-unidos-para-desmantelar-seu-arsenal-nuclear/ A Coreia do Norte impôs condições aos Estados Unidos para desmantelar seu arsenal nuclear 2018-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar