Quarta-feira, 22 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política A decisão de Trump de definir como organizações terroristas as duas maiores facções criminosas do Brasil teve efeito positivo para Flávio Bolsonaro nas redes sociais, mas não a ponto de reverter o dano causado pelas revelações sobre a relação com Vorcaro

Compartilhe esta notícia:

O índice voltou a recuar diante da ofensiva de adversários nas redes, estacionando em 10,87%. Antes do caso Master, a confiança em Flávio estava em torno de 17%. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A decisão do governo Trump de definir como organizações terroristas internacionais as duas maiores facções criminosas do Brasil teve efeito positivo sobre a imagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais, mas não a ponto de reverter o dano causado pelas revelações sobre a relação do pré-candidato a presidente com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Após o anúncio dos Estados Unidos, as menções positivas ao senador nas redes cresceram 2,9 pontos porcentuais. Segundo Sergio Denicoli, cientista de dados e CEO da AP Exata, a decisão do governo Trump mobilizou a militância bolsonarista, antes acuada em razão das revelações do caso Master, e abriu espaço para uma ofensiva contra o governo Lula na área da segurança pública, considerada uma das mais sensíveis da gestão.

Os números mostram que a decisão dos EUA ajudou Flávio a recuperar parte do terreno perdido após as revelações do site Intercept Brasil, embora não tenha sido suficiente para o senador compensar todo o desgaste.

No auge da crise, em 20 de maio, 70,2% das menções ao senador nas redes tinham teor negativo. Ontem, o índice recuou para 62,5%, ainda acima dos 57,5% registrados antes de Flávio ter sua relação com Vorcaro revelada, de acordo com a AP Exata.

Denicoli chamou atenção para o índice de confiança no senador, que, na semana passada, chegou a 10,33%, o menor nível da série histórica. Anteontem, dia do anúncio dos EUA, o indicador saltou para 12,2%, sugerindo uma reação inicial associada à repercussão do enquadramento do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas.

O índice voltou a recuar diante da ofensiva de adversários nas redes, estacionando em 10,87%. Antes do caso Master, a confiança em Flávio estava em torno de 17%.

“A militância bolsonarista, que estava acuada, gostou da ação do Flávio nos EUA e agora tem mais armas para a guerra narrativa, o que fez as menções positivas a ele crescerem. Mas a confiança segue baixa. Ou seja, ainda há um caminho a ser feito para recuperar a credibilidade perdida com os áudios da conversa com Vorcaro”, afirmou o CEO da AP Exata. Com informações do portal Estadão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Medidas dos EUA contra Comando Vermelho e PCC abrem brecha para ação militar no Brasil
Direita e esquerda do Brasil repercutem com viés eleitoral decisão de Trump de considerar PCC e Comando Vermelho terroristas
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x