Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A defesa tem esperança de que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci possa passar o Natal em casa

Compartilhe esta notícia:

O petista está em prisão preventiva desde setembro de 2016. (Foto: Reprodução)

Advogados de defesa do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, acreditam que receberá o benefício para passar o Natal em sua residência. No último dia 6 de setembro, o ex-ministro prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro. Mesmo que tenha fechado o acordo de delação premiada, Palocci ainda cumprirá tempo de sentença.

De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”, a defesa tem esperança que o ex-ministro tenha permissão para celebrar a data natalina junto com sua família. Palocci está preso desde setembro de 2016, no âmbito da Operação Lava-Jato.

Palocci Filho retomou as conversas com os advogados para montagem dos anexos de sua delação premiada, que é negociada com a força-tarefa da Operação Lava-Jato. Foi quando recebeu pela primeira vez notícias da repercussão da bomba relógio colocada no colo do ex-presidente Lula: sua carta ao PT de desfiliação. Um artefato que atinge o coração do partido, criado pelos dois há 36 anos, que enfrenta sua pior crise.

Desfiliação do PT

A carta ao PT foi redigida por Palocci, de próprio punho, da cadeia e entregue aos advogados para ser digitada e impressa. O garrancho de médico virou três páginas e meia de um documento assinado por ele. Explosivas, as palavras do ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Rousseff foram endereçadas à presidente nacional do partido, a senadora Gleisi Hoffmann, no dia seguinte, a simbólica data de 26 de outubro, quando completou um ano de prisão.

Cirurgicamente montada e retocada, a carta coloca o PT e Lula contra a parede, ao reconhecer que seus dois governos e de sua sucessora foram corrompidos pelo “tudo pode”, pelos “petrodolares”, defende um acordo de leniência para o partido e diz que ele acredita que o ex-presidente, um dia, fará o mesmo.

Acusado de ser frio e mentiroso por Lula, no depoimento a Moro, no dia 13 do mês passado, foi a menção à mãe, Antônia de Castro Palocci, que mais irritou Palocci sobre as respostas do ex-presidente.

“Eu fico pensando como é que está pensando a mãe dele agora que é militante do PT e fundadora do PT. Eu fico imaginando como estão as pessoas que militavam com ele no PT. É lamentável. Eu, sinceramente, não tenho raiva do Palocci. Não leve essa imagem que eu tenho raiva do Palocci. Eu tenho pena dele ter terminado uma carreira tão brilhante da forma como ele terminou”, disse Lula.

A menção fez Palocci questionar Lula em sua carta de desfiliação a estratégia de imputar à Dona Marisa responsabilidade sobre os “presentes” recebidos do esquema de corrupção nos governos petistas. A interlocutores, o ex-ministro revelou preocupação, ao redigir a carta, que o documento não soasse como um “recado” aos ex-companheiros.

Cárcere

Na cadeia, Palocci virou “atleta”, título que divide com o presidente afastado da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht que está preso desde junho de 2015. Ele fechou acordo de delação premiada em dezembro de 2016 e aguarda até início de 2018 para progredir para a prisão domiciliar. Os dois estão em alas separadas da custódia da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Detido na mesma cela que o lobista o operador de propinas Adir Assad, Palocci lê muito, escreve, mas principalmente se dedica a caminhar no exíguo espaço do cárcere.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

FMI
Grécia dá novo calote no FMI
Governo Federal/Senaes/Ministério do trabalho e Emprego
MTE atende mais de 3,2 mil pessoas em situação de rua
https://www.osul.com.br/a-defesa-tem-esperanca-de-que-o-ex-ministro-da-fazenda-antonio-palocci-possa-passar-o-natal-em-casa/ A defesa tem esperança de que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci possa passar o Natal em casa 2017-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar