Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2019
Amostras de folhas de café e maconha serão enviadas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a bordo de um foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, em março de 2020. O material faz parte de uma pesquisa da empresa de biotecnologia Front Range Biosciences, em parceria com a startup Space Cells, e visa estudar o comportamento destas plantas no espaço.
O foguete de Elon Musk, empresário entusiasta da maconha na internet, vai transportar 480 culturas de café e cannabis para serem estudadas em um período de 30 dias, dentro de uma incubadora. O estudo foca em monitorar o comportamento das células dessas plantas: se há alguma mutação genética enquanto estão no espaço e como o período fora da Terra pode ter influência nas amostras.
O estudo será acompanhado por pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, e as plantas retornarão após o período na Estação Espacial. Além da mutação, a pesquisa também procura entender outros fatores genéticos, como propriedades medicinais e a possibilidade do cultivo dessas plantas no espaço.
“Esta é uma das primeiras vezes que alguém está pesquisando os efeitos da microgravidade e do voo espacial em culturas de células de cânhamo e café”, disse Jonathan Vaught, presidente executivo da Front Range Biosciences. “Existe ciência para apoiar a teoria de que as plantas no espaço sofrem mutações”, continuou ele. “Esta é uma oportunidade para ver se essas mutações se sustentam quando são trazidas de volta à Terra e se há novas aplicações comerciais”.
Lançamento de Foguete
Aconteceu nesta segunda-feira (16) mais uma fase de lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, que é parte do plano de distribuição de internet rápida em escalas globais. A decolagem ocorre na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral (SLC-40) no Complexo 40 das 19h10min às 20h38min EST (21h10min às 22h38min no Horário de Brasília). O foguete lança os satélites de comunicação JCSAT 18/Kacific que oferecerão serviços da internet em regiões da Ásia-Pacífico, inclusive pouco favorecidas.
O primeiro estágio do Falcon 9 para a missão JCSAT – 18 / Kacific 1 anteriormente apoiou a atividade do CRS-17 em maio de 2019 e a CRS-18 em julho de 2019. Após a separação do foguete e dos satélites, a SpaceX aterrissará o primeiro estágio do Falcon 9 no porto espacial autônomo “Of Course I Still Love You”, estacionada no Oceano Atlântico. Aproximadamente 45 minutos após a decolagem, dois navios de recuperação de carenagem da Space X, “Ms. Tree”” e Ms. Chief”, tentarão recuperar às duas metades da carenagem.
O satélite JCSAT-18 foi construído para o Sky Perfect JSAT, um dos maiores fornecedores de serviços de transmissão de TV paga multicanal no Japão. Ele fornecerá cobertura da banda Ku e melhorará os serviços de internet para clientes Sky Perfect JSAT Corporation na Ásia-Pacífico e leste da Rússia.
O Kacific 1 é um satélite geoestacionário de última geração que opera no espectro de frequências da banda Ka. Seus 56 feixes de alto rendimento pretendem melhorar a internet na região no sudeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. Ele conectará populações que não são atendidas ou que possuem uma conexão extremamente baixa, oferecendo banda larga acessível e de alta velocidade para assistência médica, educação, serviços governamentais, empresas e auxílio em casos de desastres.