Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação A escola municipal em Porto Alegre que superou a meta do Ideb

Compartilhe esta notícia:

Escola ultrapassou a média nacional, um fato inédito entre as 56 Emefs da rede. (Foto: Aline Bisso/Arquivo PMPA)

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ana Íris do Amaral, no bairro Protásio Alves, está em festa. Na avaliação dos Anos Iniciais (5º ano), a instituição superou a meta do Ideb (Índice Nacional da Educação Básica) e ainda ultrapassou a média nacional, um fato inédito entre as 56 escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. A escola saiu da nota de 5,1 na avaliação de 2015 para 6,3 em 2017, sendo que a meta do País é de 6 para essa etapa. A Ana Íris, com 420 alunos e 42 professores, também suplantou o objetivo de 5,9 estabelecido pela prefeitura para 2020 no Programa de Metas entregue à Câmara de Vereadores. Os resultados do Ideb por escola foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o Ministério da Educação.

“Nossa meta era chegar em 5,2. Ultrapassá-la e ainda ficar acima da média nacional foi uma surpresa. Nos preparamos para isso, é um trabalho conjunto, mas não esperávamos tanto e tão rápido”, comemora o diretor, Getúlio Fagundes. “Esse é o maior Ideb da história da Smed e se deve muito ao empenho do gestor da escola e sua articulação com os professores. Essa escola foi a primeira a aderir à nova rotina escolar no ano passado, com mais tempo para o aluno em sala de aula, e também participou do projeto piloto da prova de diagnóstico da Smed”, complementa o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

Diversos movimentos contribuíram para o resultado. Mas o principal, conforme a conclusão do grupo de professores e da equipe diretiva durante o momento de celebração da nota obtida, foi a implantação do turno integral nos cinco anos que vão do Jardim A ao 3º ano. “Aqui ninguém sai mais cedo, é aula das 8h às 17h, com professores comprometidos e exceções apenas para alunos em adaptação. Esses estudantes chegaram ao 5º ano com mais oportunidades de aprendizagem”, diz Getúlio, destacando também que os problemas de evasão, déficit de aprendizagem e distorção entre idade e série, frequentes há cerca de quatro anos, estão significativamente reduzidos.

Outro fator decisivo, salienta o diretor, foi a capacidade de planejamento para mudar paradigmas aliada ao exercício “do poder de decisão para se implementar aquilo que se acredita ser o melhor para o aluno”. Essa equação vem permitindo alocar professores com perfil adequado para determinado tipo de turma. Após um remanejo interno, a turma do 5º ano que prestou o exame para o Ideb foi acompanhada por uma docente que trabalhou para familiarizar os alunos com as questões da prova, com simulados e atividades multidisciplinares. “Percebemos que eles sabiam o conteúdo, mas lhes faltava conhecer melhor o tipo de prova aplicada”, explica.

Getúlio ressalta que todos os movimentos deflagrados são permanentes na busca pela mudança de paradigmas. “Não trabalhamos exclusivamente pelo Ideb, a nota é uma consequência de uma equipe dedicada, que faz o seu melhor. Vivemos uma situação de crise nas finanças municipais, temos salários parcelados, mas não podemos nos deixar abalar e deixar de fazer aquilo nos compete”, finaliza. O diretor e sua equipe agora irão se debruçar em detalhes sobre a composição do Ideb para verificar no que é preciso avançar. Na avaliação do 9º ano, a escola teve uma intercorrência com os aplicadores da prova, que chegaram tarde e sem tempo hábil para que os alunos pudessem realizá-la.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador de qualidade educacional das escolas públicas e privadas do País. Calculado a cada dois anos, o índice combina informações sobre rendimento escolar com o desempenho em exames padronizados em Português e Matemática obtido pelos estudantes ao final de três etapas de ensino: 5º ano do Ensino Fundamental; 9º ano do Ensino Fundamental; e 3º ano do Ensino Médio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Brasil ficará melhor após a Lava Jato, diz ministro da Transparência
Brechocão promove edição especial no domingo
https://www.osul.com.br/a-escola-ana-iris-do-amaral-da-rede-municipal-superou-a-meta-do-ideb-nos-anos-iniciais/ A escola municipal em Porto Alegre que superou a meta do Ideb 2018-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar